sábado, 20 de junho de 2009

Charge de jornal sul-africano ironiza pedido e inglês de Joel


Charge ironiza técnico brasileiro Joel Santana

Uma charge do jornal Pretoria News ironizou o principal pedido do brasileiro Joel Santana aos seus jogadores da seleção sul-africana: o gol. O desenho também brinca com o inglês do treinador, que é esforçado, mas algumas vezes incompreensível.

Pretoria News é o principal da cidade que é uma das quatro sedes da Copa das Confederações. É também o atual local de concentração da Seleção Brasileira.

Na charge, Joel aparece de agasalho com uma estampa da palavra "coach" - técnico, em inglês. Ele aponta um quadro com uma bola e uma trave, ligados por uma seta que indica um caminho simples para o gol.

O treinador aparece falando em português: "Só põe a bola na *!#@! baliza", como se soltasse um palavrão. Abaixo, um menino segura um placa com a ironia: "Lost in translation" - perdido na tradução, em inglês.

Desde a estréia dos Bafana Bafana na competição, Joel insiste que o maior problema são as finalizações. Na primeira rodada, contra o Iraque, por exemplo, a seleção da casa ficou no 0 a 0 depois de perder muitos gols contra o rival completamente retrancado.

Na segunda rodada a África do Sul bateu a Nova Zelândia por 2 a 0. Hoje os anfitriões receberão a líder e já classificada Espanha. O time de Joel precisa apenas de um empate para avançar à semifinal em segundo lugar.

Mas também existe a chance de eliminação no caso de uma derrota em combinação de placares com vitória do Iraque sobre a Nova Zelândia. Seria uma tragédia para o treinador brasileiro, que divide opiniões no país.

Joel assumiu a seleção indicado pelo seu antecessor, o também brasileiro Carlos Alberto Parreira - deixou o comando para ficar ao lado da mulher, doente no Rio de Janeiro.

Desde então o treinador tem críticos e admiradores do seu trabalho na África do Sul. A imprensa costuma criticar o fato de Joel não falar inglês fluente, o que atrapalharia a comunicação com os jogadores.

O brasileiro passou a dar entrevistas em inglês na tentativa de buscar a simpatia da mídia local. Muitos gostaram, outros ridicularizaram. Mas Joel aguarda os resultados dentro de campo para saber se comandará a seleção na Copa do Mundo da África do Sul 2010.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails