sexta-feira, 16 de maio de 2008

Amazônia chama atenção com o aquecimento global

Clima colocou Amazônia na agenda global

A atenção internacional cresce sobre a Amazônia com o aquecimento global e preocupação mundial com o futuro do planeta.
Existe três fundamentais razões que explicam porque a região é importante para o resto do mundo. Cerca de 200 bilhões de toneladas de carbono são absorvidas por vegetação tropical no mundo todo, sendo 70 bilhões apenas pelas árvores amazônicas. A floresta exerce um papel fundamental no ciclo de carbono que influi na formação do clima mundial.

Aquecimento global;

Estima-se que 20% das emissões globais de gases que causam o efeito estufa, provêm da derrubada de florestas tropicais em todo mundo. As altas taxas de desmatamentos fazem com que mais carbono se converta em dióxido de carbono.
Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU, o aquecimento global está ligado diretamente a concentração de CO2 na atmosfera.

Ponto de inflexão;

Estudos realizados pelos cientistas, conclui que a floresta amazônica é a segunda área do planeta mais invulnerável à mudança climática depois do Oceano Ártico.
A grande redução na área de floresta amazônica, geraria um aumento significativo nas emissões de CO2, que por dua vez, elevariam as temperaturas globais, causando também a seca na Amazônia. Por baixa que seja a probabilidade na mudança climática nas próximas décadas, a Amazônia deverá ter 'alto impacto' no clima mundial.

Biodiversidade;

É a maior porção de floresta tropical, com o maior reservatório biológico da terra. Cerca de 30% das espécies terrestres de todo mundo.
A região dá ao Brasil o título de país com maior biodiversidade do mundo, com mais de 50 mil espécies de plantas catalogadas, 1,7 mil espécies de aves e entre 500 e 700 tipos por categorias de anfíbios, mamíferos e répteis. Toda esta rica biodiversidade está ameaçada pela combinação destrutiva de desmatamento com mudança climática.
Mesmo com tantos pontos de interrogação sobre o futuro da Amazônia e seu efeito no clima mundial, cientistas concordam que: é preciso urgente encontrar a melhor combinação política para proteger a floresta.
Com a renúncia da Minista do Meio Ambiente, Marina Silva, a grande defensora da Amazônia, será difícil impulsionar esta agenda diante dos interesses políticos e econômicos locais, cujos horizontes só alcançam o curto prazo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails