A atenção internacional cresce sobre a Amazônia com o aquecimento global e preocupação mundial com o futuro do planeta.



Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU, o aquecimento global está ligado diretamente a concentração de CO2 na atmosfera.
Ponto de inflexão;

A grande redução na área de floresta amazônica, geraria um aumento significativo nas emissões de CO2, que por dua vez, elevariam as temperaturas globais, causando também a seca na Amazônia. Por baixa que seja a probabilidade na mudança climática nas próximas décadas, a Amazônia deverá ter 'alto impacto' no clima mundial.
Biodiversidade;

A região dá ao Brasil o título de país com maior biodiversidade do mundo, com mais de 50 mil espécies de plantas catalogadas, 1,7 mil espécies de aves e entre 500 e 700 tipos por categorias de anfíbios, mamíferos e répteis. Toda esta rica biodiversidade está ameaçada pela combinação destrutiva de desmatamento com mudança climática.

Com a renúncia da Minista do Meio Ambiente, Marina Silva, a grande defensora da Amazônia, será difícil impulsionar esta agenda diante dos interesses políticos e econômicos locais, cujos horizontes só alcançam o curto prazo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário