quinta-feira, 15 de maio de 2008

De Rio a S.Paulo em 80 minutos, é o projeto de trem-bala apresentado pelos japoneses.

Projeto de trem-bala promete RJ-SP em 80 minutos

shinkansen

Um grupo de empresas japonesas formado por Mitsubishi, Mitsui, Kawasaki e Toshiba (as quatro multinacionais têm subsidiárias no Brasil) apresentou o projeto de trem-bala para o eixo Rio de janeiro-São Paulo-Campinas. No estudo apresentado, o trem-bala seria composto de oito carros e alcançaria 320 Km/h.

O projeto apresentado atenderia aproximadamente 17 milhões de passageiros por ano. Cerca de 3 mil passageiros/hora. O percurso inicial ligaria os aeroportos do Galeão (RJ), Guarulhos (SP) e Viracopos (Campinas).

trembalatrajeto

Clique na imagem para ampliar.

A viagem sem paradas de São Paulo a Campinas levaria 24 minutos e de São Paulo ao Rio de Janeiro em 80 minutos, tempo inferior ao gasto em uma viagem de avião (em média leva 90 minutos, incluindo o check in). De ônibus Rio a São Paulo leva 7 horas de viagem. Na opção do trem-bala com seis paradas em várias cidades, o trajeto completo duraria pouco mais de duas horas.

A 'eficiência' e a 'segurança' são fundamentais no projeto dos japoneses. Em 44 anos de operação no Japão, não foi registrado nenhum acidente com morte associado a circulação do Shinkansen. A média registrada pelos trens japoneses é de 32 segundos de atraso.

A licitação prevista para outubro deste ano, deverá ser aberta até fevereiro do ano que vem.

Devem apresentar propostas também, grupos coreanos, franceses e alemães.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails