terça-feira, 27 de maio de 2008

Novas armas contra o fumo

Governo lança novas imagens para embalagens de cigarro

"As imagens são fortes. Elas radicalizam a linha que vinha sendo adotada pelo Ministério da Saúde, mas foram construídos por um conjunto de evidências. Há toda uma avaliação para fortalecer essa estratégia", afirmou o ministro da Saúde, Jose Gomes Temporão.

O Brasil adotou a política de imagens de advertência para a contenção do tabagismo em 2001. A medida faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, criado há 20 anos.

“O tabagismo mata 200 mil brasileiros ao ano por diversas doenças, principalmente por câncer, doenças cardiovasculares e enfisema pulmonar. Parar de fumar não é fácil, mas é possível”, diz o pneumologista Ricardo Meirelles, da Divisão de Controle do Tabagismo, do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresenta hoje ao Governo federal série de recomendações para aprimorar a política de controle do tabagismo. O documento contém censuras à política brasileira para o setor. E vai sugerir que o Brasil reveja a prática de preços para cigarros e acelere a implantação de ambientes livres de fumo.
Essas duas medidas, combinadas, são consideradas essenciais para reduzir e prevenir o tabagismo, principalmente entre os jovens.

(Clique nas fotos para ampliar.)

bobeirasemgeral_cigarro_001

bobeirasemgeral_cigarro_002

bobeirasemgeral_cigarro_003

bobeirasemgeral_cigarro_004

bobeirasemgeral_cigarro_005

Fotos Divulgação do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails