sábado, 26 de julho de 2008

Acupuntura em peixes para melhorar o sabor de sashimi e sushi.


Uma empresa japonesa de logística está comercializando uma técnica que usa acupuntura em peixes para melhorar o sabor de pratos como sushi e sashimi.
O método, chamado Kaimin Katsugyo, usa acupuntura para paralisar peixes como o atum e o pargo e assim facilitar seu transporte ainda vivos.
A técnica foi desenvolvida há dez anos por Toshiro Urabe, um ex-carpinteiro de 52 anos que trabalhou na área de distribuição de pescados e hoje é presidente da empresa de logística, a Osakana Kikaku.
Toshiro Urabe, disse que a técnica permite manter o peixe fresco durante o transporte.
“Restaurantes de sushi e sashimi que não dispõe de tanques especiais para manter os peixes vivos nos estabelecimentos podem receber o pescado ainda vivo numa simples caixa de isopor e prepará-lo diante dos clientes”.
Para transportar, o peixe recebe uma simples picada de agulha para paralisar o seu centro nervoso e passa então a respirar muito pouco.
A possibilidade de paralisação do peixe sem o uso de substâncias químicas é ressaltada pela empresa da província japonesa de Oita, que já patenteou a técnica no Japão e nos Estados Unidos.
Com o método, é possível transportar peixes vivos de avião por longas distâncias, algo que é muito comum no Japão, onde se pagam altos valores por peixes saboreados no sushi ou no sashimi.
Sem o método, o transporte aéreo, por exemplo, é mais difícil, porque exige uma bomba de ar motorizada para o suprimento de oxigênio, disse Urabe.
Segundo ele, uma alternativa à bomba é o uso de oxigênio sólido, em que há a necessidade de uma reação química com a água para liberar o oxigênio, algo também considerado inadequado por envolver substâncias químicas.
A técnica despertou grande interesse na feira Japan International Seafood Show, sobre peixes e frutos do mar, realizada esta semana em Tóquio.

FONTE: BBC Brasil

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails