domingo, 19 de outubro de 2008

Energéticos causam erosão nos dentes


Bastante populares entre jovens e esportistas, as bebidas energéticas têm um mercado que deverá atingir US$ 10 bilhões em 2010, nos Estados Unidos. Enquanto os fabricantes comemoram, estudos apontam que os consumidores comprometem a saúde bucal ao ingerirem energéticos.
Estudos anteriores já apontavam os níveis de pH (potencial de hidrogênio) dessas bebidas como responsáveis por acelerar a erosão dos dentes, levando a um aumento na incidência de cáries. Entretanto, pesquisas recentes comprovam que as substâncias utilizadas para neutralizar a acidez dos energéticos também têm um papel importante na corrosão do esmalte e na formação de cavidades dentárias.
De acordo com o cirurgião-dentista Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care, o aumento da ingestão de bebidas esportivas – aquelas que repõem sais minerais – e energéticos por parte de adolescentes e jovens adultos tem preocupado tanto quanto o alto consumo de refrigerantes.
“Ingeridas em grande quantidade, as bebidas esportivas levam a um aumento da ‘erosão dental’, que é a perda de tecido duro da superfície dos dentes. Essa perda é muito agressiva para a saúde bucal, podendo desencadear dor, sensibilidade exagerada e comprometer a aparência do paciente. A restauração do esmalte e da dentina é difícil e requer acompanhamento contínuo, além de exigir um alto investimento por parte do paciente”.
Rezende diz que, além de reduzir o consumo de refrigerantes, bebidas esportivas e energéticos, os jovens devem usar canudinhos para reduzir o contato da bebida com os dentes e enxaguar a boca logo após a ingestão.
Fontes: Academy of General Dentistry
Dr. Marcelo Rezende

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails