segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Sete Maravilhas do Mundo

Entre os anos 150 e 120 a.C. , os gregos foram os primeiros a determinar quais eram as sete maravilhas do mundo, conhecidas como "Ta hepta Thaemata", ou seja, "as sete coisas dignas de serem vistas".
Deslumbrados pela magnitude das obras construídas pela mão dos homens, os gregos relacionaram as primeiras maravilhas do mundo:
Pirâmides de Gizé, Jardins Suspensos da Babilônia, Estátua de Zeus em Olímpia,Templo de Artemis em Éfeso, Mausoléu de Halicarnasso, Colosso de Rodes e Farol de Alexandria.
As primeiras 7 Maravilhas do Mundo foram escolhidas, por se sobressaírem em grandeza, suntuosidade, magnitude e valor histórico.
Interessante saber que, embora os monumentos tenham sido listados pelos gregos, apenas a Estátua de Zeus foi incluída entre as Maravilhas. Ela foi esculpida em ouro e marfim com 12 metros, em Olímpia, na Grécia. Naquela época não se conhecia a marmelada. Outra curiosidade: apenas as Pirâmides de Gizé, localizadas no Egito, construídas há cinco mil anos, conseguiram sobreviver.
Porém, não foram incluídas no concurso porque as autoridades egípcias informaram que elas já faziam parte da antiga lista e que continuam “dignas de serem conhecidas”.
Do Templo de Artémis, na Turquia, restam somente ruínas e do Farol de Alexandria foram descobertos apenas alguns resquícios do monumento, no fundo do mar em 1994,.
Outro fato que mereceu destaque foi a polêmica criada pela Unesco, por considerar que a votação não teria um critério científico. Ela apenas representaria os votos das pessoas que têm acesso a um computador. Posteriormente, foram aceitos votos por telefone, patrocinados por um banco, e por mensagem enviada por telefone celular.
Obras construídas em qualquer parte do mundo podiam ser indicadas como um das novas sete maravilhas. O Brasil e a Índia foram os dois países que mais batalharam na disputa pelos títulos.
A Estátua da Liberdade, símbolo norte-americano, sofreu uma reação negativa dos presentes. Ao ser anunciada, recebeu milhares de assobios, antecipando, que pelo desejo popular, o monumento não merecia ser incluído entre as 7 Maravilhas.
Em 2006 o produtor suíço Bernard Weber, presidente da "New 7 Wonders Foundation", criou um projeto para escolher as “Novas Sete Maravilhas do Mundo”. E a partir de 1º de janeiro de 2007 foi divulgado para o mundo o início da promoção do concurso. Cerca de 100 milhões de pessoas participaram da eleição.
São elas, a partir do dia 7 de julho de 2007:
A Grande Muralha da China, o Taj Mahal, na Índia, o Cristo Redentor, no Brasil, Petra, na Jordânia, a cidade inca Machu Picchu, no Peru, a Pirâmide de Chichén Itzá, no México e o Coliseu de Roma.
O Cristo Redentor sempre foi considerado um símbolo do Rio de Janeiro e uma das maravilhas do Brasil. Mas, no conceito mundial, na festa da entrega dos títulos, foi eleito oficialmente uma das "7 Maravilhas do Mundo", em Lisboa, no Estádio da Luz, na sede do Benfica.
Na presença do Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, o técnico da seleção portuguesa, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, recebeu o certificado. A festa vendeu 40 mil ingressos.
Depois de chegarem a 200, a lista caiu para 77,e depois para 21 monumentos construídos até o ano 2000.A partir de então, coordenados por Federico Mayor ex-diretor da Unesco, uma equipe formada por arquitetos, selecionou os 19 finalistas do concurso, fundamentados na concepção de beleza, complexidade, valor histórico, relevância cultural e significado arquitetônico.
O estado de conservação do patrimônio histórico mundial era um dos o objetivos da Fundação.
O Cristo disputou com a Torre Eiffel, o Taj Mahal, a Muralha da China, as Pirâmides do Egito, Basílica de Santa Sofia -. Turquia ; . Castelo de Neuschwanstein - Füssen , Alemanha ; Estátua da Liberdade - Nova York EUA; Estátuas da Ilha de Páscoa, entre outras maravilhas.
Um show musical foi apresentado, no palco do Estádio da Luz,antes de serem anunciadas as "7 Novas Maravilhas".
Nomes ilustres como o tenor Jose Carreras, interpretou «Mattinata». O bailarino espanhol Joaquín Cortés surpreendeu a todos, porque, ao invés de dançar, exibiu a sua faceta de percussionista. E a estrela Jennifer Lopez levou o público ao delírio, com sua dança.
Após o espetáculo, veio o momento mais emocionante da festa: a proclamação solene das novas Sete Maravilhas do Mundo.
O público presente manifestou sua preferência, aplaudindo logo que começaram a ser citados.
E os mais aclamados foram Machu Picchu (Peru), Stone Hedge (Grã-Bretanha) e o Taj Mahal (Índia) e o Cristo Redentor (Brasil).
Metade do valor total arrecadado deverá ser empregada na recuperação de monumentos. O Buda de Bamian, localizado no Afeganistão, arruinado pelo governo Talebã, em 1999, será o primeiro monumento a ser reconstruído.
A festa da entrega dos títulos foi encerrada ao som da música «What a Wonderful World», interpretada por Chaka Khan, acompanhada pelo Coro Infantil de Óbidos, com 77 crianças, todas com sete anos de idade.
CRISTO REDENTOR
Em outubro de 1931, o Cristo Redentor foi inaugurado por Getúlio Vargas. A obra de arte foi desenhada pelo artista plástico Carlos Oswald, o autor do projeto foi o engenheiro Heitor da Silva Costa e o francês, de origem polonesa, Paul Landowski foi quem esculpiu a estátua em pedra-sabão. Em 1937,o Cristo recebeu o título de patrimônio histórico e, posteriormente, foi consagrado santuário Religioso.

IMAGENS DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO
Coliseu de Roma
Machu Picchu, no Peru
A Grande Muralha da China
Pirâmide de Chichén Itzá, no México
Petra, na Jordânia
Taj Mahal, na Índia
Cristo Redentor, no Rio de Janeiro
Por Lou Micaldas - site www.velhosamigos.com.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails