domingo, 19 de outubro de 2008

Gordura Trans - A vilã da vida moderna


Durante muitos anos, a gordura saturada foi apontada como a grande vilã, mas, atualmente outro tipo de gordura parece estar em toda parte, presente nos salgadinhos, na batata frita, nos bolos, biscoitos, sorvetes, produtos industrializados, é a gordura trans, que anda despertando a atenção também das pessoas preocupadas com a boa alimentação e saúde.
É uma gordura formada por um processo de hidrogenação natural (quando ocorre no estômago de animais) que encontramos em níveis baixos no leite e na carne, ou industrial que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente e são utilizadas para melhorar a consistência dos alimentos, deixar mais saborosos, e prolongar a validade desses produtos.
Assim a trans, deixa a margarina cremosa, a batata frita crocante e evita que o recheio do biscoito derreta na prateleira, com isso, aumenta o consumo desses alimentos, tornando-se um vício para os consumidores .
A gordura trans é um veneno ao organismo e seus efeitos não são imediatos, o que a faz parecer inofensiva. Dentre os males que esse tipo de gordura pode causar para a saúde, estão as doenças cardiovasculares aumentando o risco de enfarte, derrame e a pressão alta, eleva o mau colesterol (LDL), diminui os níveis de HDL (colesterol bom) e contribui para a obesidade.
Confira os alimentos que podem apresentar gordura trans:
· maionese
· alimentos de fast-food
· biscoitos (todos, incluindo os de água e sal)
· margarina
· pipoca de microondas
· massas folhadas
· bolo industrializado
· sorvetes
· batata frita e outras frituras
· salgadinhos de pacote
· chocolate em barra e bombons

Mas nem todas as gorduras são vilãs para a saúde. Aliás, todo mundo precisa delas para viver, pois são fontes de energia para o corpo humano. As gorduras insaturadasem geral, são benéficas, porque diminuem a quantidade de colesterol ruim, o LDL. As monoinsaturadas, encontradas em alguns tipos de óleos, ainda contribuem para a manutenção de bons níveis do colesterol bom, o HDL.
O gráfico abaixo lista os tipos de gorduras, seus benefícios e malefícios, e em que alimentos são encontradas.


No Brasil, uma lei obriga as indústrias a informar a quantidade de gordura trans presente em seus alimentos, uma iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para proteger o consumidor. É importante que as pessoas fiquem atentas às informações nutricionais contidas nos rótulos, ler com atenção a fim de conhecer o valor nutricional dos alimentos, a partir disso, é possível fazer escolhas mais saudáveis, dando preferência àqueles que tenham menor teor dessas gorduras, ou que não as contenham.
A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo diário de 2 gramas e não ultrapasse 1% do consumo calórico diário. Para as crianças, a quantidade não deve ultrapassar 1 grama.
A dica é rever os conceitos, ter mais cuidado no que come, preparar sua própria alimentação, ao fritar algum alimento, prefira sempre os óleos de soja, milho ou canola, muito mais saudáveis. E tome cuidado ao substituir margarina por manteiga. Apesár de ter baixa concentração de ácido graxo trans, a manteiga é riquíssima em gordura saturada e, por isso, seu consumo deve ser moderado. O melhor é procurar margarinas livres de trans, e evitar também os produtos industrializados.
Mantenha uma dieta saudável, rica em frutas, legumes, verduras e fibras, além de pobre em gordura saturada.

Alimentar-se bem é a maneira mais eficaz de cuidar da saúde e favorecer uma melhor qualidade de vida.
Fonte: Michele Oliveira de Lima - Jornal da Mulher

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails