quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Washoku (Culinária Japonesa)

A culinária japonesa não é baseada apenas na beleza visual dos pratos ou na suavidade do sabor. Os benefícios proporcionados à saúde fazem dos pratos japoneses os mais conhecidos e apreciados em todo o mundo.
- Rica em grãos, hortaliças e legumes. Facilitam a digestão é são uma fonte garantida de vitaminas e sais minerais;
- Quantidade mínima de óleo e gordura. Um dos benefícios vem do amplo uso do peixe e demais frutos do mar, que possuem menos gordura e colesterol que as carnes em geral, representam a principal fonte de proteínas animais e serem de fácil digestão;
- Grande consumo de produtos feitos à base de soja - uma das principais fontes de proteínas vegetais. Temperos como shoyu (molho de soja) e miso (pasta de soja fermentada) são indispensáveis no preparo de quase todos os pratos. Produtos como o tofu (queijo de soja) aparecem em várias receitas;
- Preparo dos pratos, conservando seu frescor e realçando seu aroma e sabor, inclusive, mantendo suas cores naturais. Um exemplo é o sashimi (peixe fresco cru). O tempo de cozimento dos ingredientes também é curto, o que ajuda a reter vitaminas e sais minerais.




Curiosidades
- Antes de comer, os japoneses dizem "itadakimasu", uma frase polida que significa "eu recebo humildemente esta comida". Essa expressão agradece a quem quer que tenha trabalhado para a preparação da refeição. Depois de comer, novamente é expresso o agradecimento dizendo "gochiso sama deshita,", ou seja: “foi um completo banquete."
- Atualmente no Japão o movimento chamado de “slow-food” está vigoroso. O movimento começou em uma vila da Itália, alertando a que a uniformidade do sabor no mundo inteiro através difusão de fast-food estava fazendo desaparecer o sabor típico. Em Nagoya, no Japão, uma associação de slow-food foi instalada em 1998. Eles difundem três idéias: a educação de adultos e crianças sobre os sabores verdadeiros, a proteção da culinária tradicional e dos produtores que oferecem alimentos de alta qualidade.
- A palavra para refeição em japonês é gohan. Atualmente essa palavra se refere ao arroz cozido, mas o arroz é uma comida tão importante para os japoneses que, gohan passou a significar toda a variedade de refeições.

Uma refeição tradicional japonesa consiste em servir arroz branco, acompanhado de um prato principal (peixe ou carne), acompanhamento (geralmente vegetais cozidos), sopa (normalmente de miso) e vegetais em conserva. O arroz japonês fica “grudento” quando cozido, tornando-o ideal para ser comido com o hashi.

Além do arroz, os japoneses consomem pão e macarrão e apreciam um vasto conjunto de pratos, peixes, vegetais e frutas. Sushi, tempura, sukiyaki e outras comidas japonesas famosas obviamente também são amplamente populares no Japão.
Fonte: Aliança Cultural Brasil-Japão

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails