sexta-feira, 29 de maio de 2009

CIDADE MARAVILHOSA




Cidade Maravilhosa
Marchinhas de Carnaval de 1935
Composição: André Filho

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Berço do samba e das lindas canções
Que vivem n'alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente

Jardim florido de amor e saudade
Terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho de sonho e de luz

Gravada originalmente na Odeon em 1934, por Aurora Miranda e André Filho e lançada em discos 78 rpm.

Outras gravações conhecidas são as de Gilberto Alves, Carlos Ramires, Lírio Panicalli & Orquestra (1955), Raul de Barros (1957), Coro Misto & Orquestra RCA Victor Brasileira, Coral de Severino Araújo, Banda do Corpo de Bombeiros, Guerra Peixe, Banda do 14º Regimento de Infantaria (em ritmo de dobrado), Banda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (1960), Leal Brito (piano) com Irani Pinto (violino) & Osvaldo Orico (declamando poemas com fundo, 1963), Ray Conniff, Grande Orquestra Carnavalesca e Côro de Foliões (1967), entre muitas outras.



Esta marcha foi lançada originalmente por ocasião da "festa da mocidade" em outubro de 1934, não obtendo nenhum sucesso.

Ganhou o segundo prêmio no concurso da Prefeitura do até então Distrito Federal para o Carnaval de 1935.
De acordo com o Dicionário Universal de Curiosidades1, foi o escritor Coelho Neto quem primeiramente denominou o Rio de Janeiro como "cidade maravilhosa", num artigo publicado em 1908 no jornal A Notícia, onde enaltecia as belezas e os contornos da cidade. É possível que o compositor André Filho tenha se inspirado nessa crônica para criar a marcha que não só representou um dos grandes sucessos do carnaval de 1935, como também acabou se tornando o Hino Oficial do Estado da Guanabara (hoje Rio de Janeiro).

Aurora gravou a marcha por sugestão de Carmen Miranda que pretendia lançar a irmã mais nova no cenário artístico e no meio radiofônico, pois esta possuía grande talento. Por esta razão, Carmen passou a incluí-la em todos os seus shows e no coro de suas gravações. Quando o compositor André Filho mostrou-lhe a música Cidade maravilhosa, Carmen achou que aquela seria uma oportunidade de ouro para a irmã. André Filho concordou imediatamente e, juntamente com Aurora Miranda, gravou Cidade maravilhosa de forma magistral.
DA COSTA E SILVA/CARVALHO, Myrthes de/TOLEDO, Caio Alves de. Dicionário universal de curiosidades. CIL S.A., 1966. p. 433.

http://www.geocities.com/locbelvedere/Musicas/Cidademaravilhosa.htm




Clique no site abaixo e veja uma espectacular fotografia do Rio de Janeiro, tirada do Pão de Açucar, um dos fabulosos miradouros desta "cidade maravilhosa", considerada por muitos como a cidade mais bonita do mundo.

http://ayrton.com/360/fs/paoacucar1f.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails