sexta-feira, 1 de maio de 2009

Gestos simples ajudam a prevenir gripe suína

Gestos simples e de bom senso no dia a dia são recomendados pelas autoridades sanitárias como proteção contra a gripe suína.

Na ausência de vacina contra a cepa H1N1, responsável pelo alerta mundial, alguns gestos simples podem fazer a diferença e ajudar a frear a pandemia e salvar vidas. Muitos destes gestos também são úteis para combater a gripe sazonal, que mata a cada ano até 500.000 pessoas em todo o mundo.

"Lavar as mãos e utilizar alguns tipos de gel a base de álcool também ajudam a diminuir a propagação do vírus", destacou Richard Besser, diretor do Centro americano de Controle das Doenças (CDC).

Os germes são transmitidos principalmente pelas mãos. Ou seja, para reduzir a transmissão do vírus, "é melhor cobrir a tosse com o braço, e não com a mão", alertou Besser.

Em período de pandemia, seja ela de origem suína ou aviária, é recomendado evitar todos os contatos diretos entre pessoas, como beijos, apertos de mãos e carícias no rosto. Na ausência de máscaras para cobrir o rosto, também é recomendado manter com as outras pessoas uma distância mínima de proteção sanitária de dois metros, para evitar o contágio.

Suspender as atividades de grupo, como os esportes coletivos, também integra a série de medidas para evitar a propagação da gripe.

Assoar o nariz, espirrar, cuspir e tossir em público podem ser considerados comportamentos de alto risco.

Uma pessoa que tossir com a mão diante da boca tem que utilizar um lenço descartável e lavar as mãos logo depois. O lenço deve ser jogado em seguida dentro de uma lixeira com saco plástico e tampa.

Uma pessoa com sintomas de gripe (febre, dores de cabeça e no corpo...) deve ficar em casa. Em caso de confirmação de gripe suína, a família também tem que ficar confinada.

Qualquer pessoa gripada deve usar uma máscara de proteção para não contaminar seus próximos. De acordo com o médico francês Didier Houssin, estas máscaras têm de ser trocadas a cada quatro horas.
Actualité publiée par Kioskea o Quinta 30 de Abril de 2009 às 21:23:30

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails