domingo, 28 de junho de 2009

Perigos do frio para os cães

Alguns cuidados podem garantir a saúde do seu cão no inverno.

As temperaturas despencam e o ar fica mais seco: não só os humanos sentem a mudança do clima, mas também os animais de companhia. Por isso, é importante proteger seu amigo das ameaças trazidas pelo inverno e, para mantê-los longe da gripe canina ou até de uma pneumonia, vale seguir as dicas de quem entende do assunto.

“O primeiro mito a ser esclarecido é de que cão não sente frio”, explica Renata Corigliano, veterinária do Pet Life Centro de Bem-estar Animal, em São Paulo. “Eles sentem frio, sim. Portanto, é preciso mantê-los livres de correntes de ventos, chuva ou sereno”, aconselha. Algumas soluções são colocar uma casinha no quintal ou arrumar uma cama dentro de casa, forrar com manta e não deixá-los deitar direto no chão, especialmente os de piso frio.

Para os animais de pelo curto, as roupinhas podem ser uma boa opção para mantê-los aquecidos no inverno. Vale lembrar que algumas raças requerem cuidados redobrados, “já que são mais suscetíveis a desenvolver problemas respiratórios como gripe e pneumonia, entre eles bulldog, pug e boxer”, enumera a veterinária.

Além dessas dicas, não se deve ignorar alterações no comportamento do cão. Elas podem ser indicativos de que a doença já chegou. “Às vezes, animais com pneumonia ficam mais quietos, cansados, sem apetite e com dificuldades respiratórias”, alerta Renata. Outro sintoma clássico no caso de pneumonia é secreção nasal, assim como a tosse frequente está relacionada à gripe canina – nesse caso, os cães dão até a impressão de estar engasgados.

Para completar a proteção do seu mascote especialmente nessa época, a vacinação anual é bastante importante. A BronchiGuard Divisão de Saúde Animal da Pfizer oferece é uma vacina de uso injetável da Pfizer que não apresenta os inconvenientes da vacinação intranasal, como a perda da dose por causa de espirros ou dificuldade na aplicação, que causa maior estresse no animal.

GRIPE CANINA

Causas
Um dos principais agentes causadores da gripe canina é a Bordetella bronchiseptica. Altamente contagiosa, a gripe canina é mais facilmente transmitida quanto maior for o número de animais em determinado local, especialmente durante o inverno – que possui clima frio e seco, mais propício para a transmissão da doença

Sintomas
Tosse constante, dando a impressão de que o animal está engasgado. Nos casos mais graves há também coriza, secreção nos olhos, falta de apetite e febre. A gripe pode evoluir para uma pneumonia, caso o cão não seja tratado corretamente

Prevenção
Cuidados básicos para manter o cão longe do frio são importantes: permanecer em locais cobertos, sem correntes de vento, acomodá-los em camas, casas, oferecer mantas, entre outros. A vacinação é importante para proteger o animal da gripe durante o ano todo.

Fonte
Fotos: Zequinha, Juju e Sushi (cãezinhos do Jime)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails