terça-feira, 3 de novembro de 2009

A Arte Escondida Das Frutas

Um livro recém-lançado em Londres traz imagens microscópicas de frutas para mostrar os mecanismos usados por cada uma para garantir sua sobrevivência.
As imagens foram feitas com o uso de um microscópio eletrônico, capaz de revelar detalhes do interior das frutas. Depois disso, Kesseler coloriu as imagens para ressaltar as características de cada uma das frutas.

O livro Fruit: Edible Inedible Incredible (Frutas: Comestíveis, Não Comestíveis Incríveis) revela detalhes microscópios de diversas frutas. Na foto, um morango.

Segundo Stuppy, o principal objetivo é mostrar os mecanismos usados por cada uma delas para proteger e espalhar sua semente e garantir a sobrevivência da espécie.

“As sementes são os órgãos mais sofisticados e preciosos produzidos pelas plantas e onde elas guardam a próxima geração”, afirmou.

As fotos mostram, por exemplo, como o formato de algumas frutas facilita a dispersão de suas sementes no solo e como outras são escondidas dentro das frutas para proteção.

As fotos revelam ainda outras curiosidades sobre as frutas. Uma das imagens mostra como as flores do figo ficam guardadas dentro da fruta e não no seu exterior, enquanto outra mostra os poros de respiração dos pêssegos, presentes na casca da fruta, mas imperceptíveis a olho nu.

O livro Fruit: Edible Inedible Incredible, de Wolfgang Stuppy e Rob Kesseler é uma publicação da Papadakis Publisher, de Londres.

A parte interior da Casca D'Anta guarda as pétalas, que circundam o centro da flor. No meio, é possível ver o carpelo e os óvulos, que se transformarão em sementes.

Da família das framboesas e das amoras, esta fruta produz vários pequenos gomos e tem um caule coberto por pêlos um pouco espinhosos.

A foto mostra os detalhes internos de um limão francês, também conhecido como limão vinagre. A fruta é muito aromática devido aos óleos produzidos pelas glândulas presentes na superfície.

A foto mostra um figo cortado ao meio. Por causa do corte, é possível ver as flores guardadas no interior da fruta. As imagens foram feitas em um elétron-microscópio e depois coloridas.

A foto mostra a superfície do pêssego. É possível observar os pêlos presentes na casca da fruta, de diversos tamanhos. Os pontos vermelhos são poros de respiração.

Fonte: bbc.co.uk/portuguese


2 comentários:

Jorge disse...

A natureza é uma maravilha!!!

Muito boa as fotos!!!

Abraços,

Jorge

Sylvia disse...

Deve ser um livro maravilhoso. Espero que nao seja muito caro!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails