sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Pamukkale, impressionante castelo de Algodão na Turquia


Pamukkale para os turcos significa Castelo de Algodão, um dos lugares mais fascinantes da Turquia.O lugar é uma maravilha natural com gigantescas cascatas brancas, estalactites e piscinas naturais formadas durante séculos.

O lugar possui uma bela e exótica paisagem com terraços de rochas brancas e brilhantes formadas por calcário que, vistas à distância, parecem um imenso manto de algodão ou neve cristalizada.Essa deslumbrante plataforma rochosa possui várias nascentes de águas termais e calcárias, que formaram piscinas naturais.

Quando as águas termais emergem e a pressão deixa de ser elevada, o dióxido de carbono, que está muito evidente na água, tende a vaporizar e o carbonato de cálcio decai, formando gradualmente as formações rochosas que compõem a paisagem.

Essa maravilha da natureza possui cerca de 2700 metros de comprimento por 160 de altura, que surgiram de recorrentes abalos sísmicos que atingiram a região originando inúmeras nascentes cujas águas são ricas em minerais, sais e calcários.

Pamukkale é um tesouro turco protegido pela Unesco, localizado a mais de 400 quilômetros da capital Ancara, perto do rio Maeander.Gozando de um clima temperado durante a maior parte do ano, suas termas ficam quentes durante seis meses do ano e chegam atingir a temperatura de 33°C.

Essas nascentes se espalharam e esculpiram bacias nas encostas, com bordas caneladas com caprichosos degraus entre estas bacias, dando a aparência de pequenas cascatas.A ação do óxido de cálcio deixaram marcas curiosas nas paredes rochosas e dependendo da luz solar a superfície das fontes mudam de cor, recebendo tonalidades azuis, verdes ou avermelhadas, produzindo efeitos surpreendentes.

Os turistas se encantam com o local e não deixam de molhar os pés ou até mesmo se banharem nas piscinas que, segundo o povo da região, as águas das fontes possuem propriedades curativas.

Apreciem uma galeria com lindas fotos de Pamukkale.

Fonte: bocaberta.org

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails