terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Estresse


Não é só a dengue e a febre amarela que tem causado problemas para os brasileiros. A ansiedade, a depressão e o estresse têm assolado a vida de muitas pessoas também.

Na era da informação e da globalização, produtividade é uma palavra chave. Isso quer dizer que precisamos produzir mais em menos tempo, certo?

Só que quando submetemos nosso corpo a grandes atividades, corremos o risco de levá-lo ao estresse, e quando isso acontece, liberamos uma substância química chamada adrenalina, que aumenta os batimentos cardíacos, acelera a respiração e ainda provoca aquela incômoda tensão muscular.

Estresse é o estado que se caracteriza por um conjunto de reações psicofisiológicas do organismo que desencadeiam a tensão, como a ansiedade, agitação ou tristeza.

Veja a seguir os principais sintomas do estresse:

Sintomas físicos: insônia, dor de cabeça, taquicardia, dor no peito e hipertensão;

Sintomas psicológicos: ansiedade, depressão, perda do desejo sexual, falta de memória e energia;

Sintomas comportamentais: perda de apetite, comer ou beber compulsivamente, principalmente o álcool, criticar-se com freqüência e não conseguir produzir direito.

Portanto, saber lidar com ele é fundamental para termos mais qualidade de vida.

O que fazer para evitar?

Segundo os especialistas para evitar o estresse, é recomendável a prática de alguma atividade física, consumo moderado de açúcares, sal, álcool, cafeína e gorduras.

Mas e se você já sentir que está com estresse, o que fazer para controlar?

Para quem está num grau moderado de estresse, além do que já foi falado acima é importante buscar um autocontrole, alcançado através de uma respiração profunda ou atividades de meditação como a ioga.

Já para o estresse mais grave, o mais recomendado é procurar um médico e fazer um tratamento psicoterapêutico para trazer as causas à tona e atacá-los.

Fonte: setenoticias

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails