sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Michel Tcherevkoff: Sapatos feitos de plantas


Os artistas costumam partilhar com os loucos o inevitável impulso de ver sempre algo além do algo visto, é assim que transformam os objetos, a natureza e os corpos em novos objetos, dotados de novas naturezas e novas formas corpóreas. É nessa reflexão que se encaixam perfeitamente as produções do fotógrafo francês Michel Tcherevkoff: fotografar coisas que simplesmente existem não é interessante para mim. Dessa forma, de manipulação em manipulação do que via, chegou às criações de sapatos feitos de plantas.




Isso aconteceu num dia, por acaso, enquanto fazia capturas para uma campanha comercial dos cosméticos Prescriptives, em Nova Iorque. A imagem de uma folha estava de ponta à cabeça sobre uma mesa e, num passar rápido de olhos, aquela foto lhe chamou a atenção e Michael exclamou para si mesmo: Hey! Isso parece um sapato!. Isso é o que ele conta sobre a gênese dessa série de imagens deliciosamente extraídas de onde não poderíamos esperar.







Conhecido fotógrafo criador de metáforas visuais, Michel Tcherevkoff tem em sua carta de clientes empresas como a Canon, L’Oreal, Maybelline e Valentino, utilizando em suas composições a manipulação manual das plantas, onde dá as primeiras formas às esculturas. Depois desses ajustes iniciais é que elas são fotografadas e processadas no estúdio do próprio Tcherevkoff onde seis computadores se ligam à um monitor principal, próprio para produções de cinema, que mede 30 polegadas; lá, doa as formas desejadas através do programa Photoshop. O projeto tem feito sucesso; as imagens still life formaram o catálogo Shoe Fleur: a footwear fantasy, que lhe rendeu exposições no Museu de Arte e Design de Nova Iorque e no Museu Virtual do Sapato.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails