Com tantas questões em torno da terapia de reposição hormonal, soluções alternativas para as ondas de calor que incomodam mulheres da meia-idade tornaram-se cada vez mais popular. Mas pouco se encontra de qualquer peso científico sólido por trás desses “remédios milagrosos”, e suplementos de linhaça não parecem ser exceção.
Semente de linhaça contém compostos similares ao estrogênio que, na teoria pode aliviar as ondas de calor como a terapia hormonal faz. Ricas em fibras, ômega-3, os ácidos graxos e outros nutrientes, as sementes são geralmente moídas e vendidas em pó para facilitar a digestão.
Em um estudo da Clínica Mayo, os pesquisadores analisaram a eficácia da semente de linhaça, recrutando um grupo de 30 mulheres que tinham tido mais de uma dúzia de ondas de calor por semana e não tomavam estrógeno. Para a primeira semana, as mulheres tiveram de simplesmente manter um diário contando sobre suas ondas de calor e qualidade de vida. Em seguida, receberam sementes de linhaça para misturar duas colheres de sopa em iogurtes, sucos ou frutas duas vezes por dia durante seis semanas.
No final do estudo, as mulheres relataram uma queda na frequência e intensidade de suas ondas de calor. Porém, muitas relataram inchaço e outros efeitos colaterais gastrointestinais.
Pesquisadores da Universidade de Calgary, no Canadá, estudaram o que acontece quando mulheres que experimentam ondas de calor começam a ingerir alimentos com grandes quantidades de semente de linhaça moída, farinha de soja ou placebo. Após 16 semanas, eles descobriram que nem linhaça nem a soja teve qualquer efeito significativo sobre os seus sintomas. [ NYtimes ] Fonte: hypesciense
Nenhum comentário:
Postar um comentário