segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Quer saber a quantidade de água que há no planeta?


Apenas uma pequena bolinha de gude de 1.300 kms de diâmetro. Essa é toda a água que há na Terra. Imprescindível para a vida e o equilíbrio térmico do planeta, mas tremendamente escassa, inimaginavelmente escassa.

O impressionante gráfico foi feito pelo Serviço de Vigilância Geológica dos Estados Unidos, e com apenas uma olhada rápida permite ter uma ideia cabal da pouca quantidade de água que temos na Terra.

O volume dessa bolinha de água seria de 1.386.000.000 quilômetros cúbicos e em seu interior estaria absolutamente toda a água disponível no planeta: oceanos, mares, calotas polares, neve das montanhas, lagos, rios... e mais. Repetindo: toda!

Inclui a água presente debaixo da terra, a que se encontra na atmosfera (nuvens, chuva, granizo, neve e a simples umidade da atmosfera em forma de vapor de água) e mais. Também está contabilizada a água presente na própria composição dos seres vivos: as plantas, os animais e nos seres humanos.

Absolutamente toda a água disponível sobre a face da Terra estaria dentro dessa pequena e frágil bolha. Em litros seria 1.385.097.311.949.120.000.000.

Pois se isso não bastasse, mais algumas outras curiosidades aquáticas que provavelmente não saiba:
  • se absolutamente toda a umidade em suspensão da atmosfera terrestre se precipitasse inesperadamente, o planeta ficaria coberto por uma camada de 2,5 centímetros de água;
  • Se toda a água do planeta fosse derramada sobre o território brasileiro, este ficaria sob uma coluna de água de 160 quilômetros de altura;
  • Se acha que nos rios e lagos há muita água, ficaria surpreso ao saber o que há debaixo da terra. Mais de 8.400.000 quilômetros cúbicos de água estão armazenados nas profundidades em torno de um par de quilômetros sob nossos pés;
  • Quantidades ingentes de água doce (até 23.200.000 quilômetros cúbicos) estão congeladas nos glaciares, calotas polares e nas zonas cobertas de gelo como a Groenlândia.
Parece que alguém agora vai ter mais cuidado com a mania feia de deixar a torneira aberta.
Fonte: USGS.

P.S.: Ainda em dúvida? Pois faça o seguinte exercício: imagine que jogou uma bola de bilhar dentro de um balde cheio de água e depois a recolheu rapidamente. Se juntarmos a água que escorrerá da bola, deverá formar uma esfera que resultará proporcional ao mostrado nesta imagem.

Explicando: uma bola de bilhar tem um diâmetro aproximado de 6 cm com um desvio de + ou - 0,01 cm. Então é só fazer as contas. Se a Terra tem um diâmetro de 12.756 quilômetros e seus pontos mais alto e profundo (Everest - 8.850m e Fossa das Marianas - 11.000m) estão dentro dos mesmos parâmetros de uma bola de bilhar, ou seja, este "marzão" que nos assusta, em relação ao planeta não passa de uma lâmina d'água.

Se isto já não fosse o bastante, é bom lembrarmos que apenas 2,4% da água é doce e somente 0,02% desta está disponível em lagos e rios que nos abastecem.

Fonte: http://www.mdig.com.br/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails