terça-feira, 15 de outubro de 2013

As floradas de cerejeiras mais bonitas em todo o mundo


Um dos símbolos mais conhecidos da primavera no Japão são as magníficas cerejeiras rosa japonesas, também chamadas de sakura. A partir de meados de março, a Internet é inundada com imagens incríveis de todas as variedades de rosa, florescendo em parques e ruas de diversas cidades do Japão. A primeira cidade a florescer é Tóquio e quase todas suas árvores chegam a plena floração até o final do referido mês. Dependendo de algumas cidades, as cerejeiras podem florescer até mesmo no mês de maio.

Como o ano letivo oficial japonês começa em abril, o primeiro dia de volta à escola ou ao trabalho após as férias, geralmente coincide com a floração das sakuras. Assim é comum ver muitos moradores fazendo piqueniques sob as cerejeiras em parques e jardins para contemplar estas lindas flores, em uma tradição chamado Hanami, que remonta ao século 8.

Durante estes poucos dias do ano, as cerejeiras florescem em uma metáfora perdurável de vida efêmera na cultura japonesa, sendo associadas com a vida do samurai, cuja existência podia ser tão breve quanto a da flor que se desprende da árvore. Um espetáculo natural que é possível observar de maneira especial em certos lugares do mundo.

Ademais o seu fruto é muito relacionado à sensualidade, por seu vermelho intenso. O suco de cereja madura tem um sabor tão intenso que poeticamente é comparado ao sabor do primeiro gosto do amor. Possivelmente por isso há uma ligação erótica com o fruto da árvore.

Na Espanha, no Vale do Jerte, quando começa a desaparecer a neve dos cumes e apenas durante uns poucos dias é possível ver um milhão de cerejeiras em flor. Um acontecimento conhecido como "A Festa da Cerejeira em Flor" declarada de interesse turístico regional.

A flor da cerejeira já foi considerada uma das flores mais belas do mundo, tanto pelo seu formato como pela delicadeza e espessura das suas pétalas. Na Índia essa flor é considerada sagrada e nas casas que ela floresce nunca falta nada, diz a lenda da flor de cerejeira da Índia.

Mesmo que a sakura seja a flor nacional não oficial do Japão, hoje elas se espalharam pelo mundo, em grande medida devido à diáspora japonesa. A floração das sakuras é, definitivamente, uma das mais belas paisagens que podemos desfrutar a cada primavera, onde quer que sejam encontradas.

Fonte: mdig.com.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails