quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Mitsuko Uchida



Nascida em Atami, litorânea , uma cidade perto de Tóquio, Japão, em 20 de dezembro de 1948. Mitsuko Uchida mudou-se para Viena, na Áustria, quando tinha doze anos com seus pais após o seu pai ,diplomata, nomeado embaixador do Japão para a Áustria.

Matriculou-se na Academia de Música de Viena para estudar com Richard Hauser e, posteriormente, Wilhelm Kempff e Stefan Askenase e permaneceu em Viena para estudar mesmo depois de seu pai ser transferido de volta ao Japão após cinco anos.

Em 1969, ganhou o primeiro prêmio no Concurso Beethoven em Viena e em 1970, o segundo prêmio no Concurso Internacional de Piano Frederick Chopin.

Então, em 1975, ganhou o Concurso Leeds Piano.
De 2002 a 2007 atuou como artista-em-residência para o Cleveland Orchestra, onde conduziu apresentações de todos Mozart's piano solo concertos.

É aclamada intérprete das obras de Mozart, Beethoven, Schubert, Chopin, Debussy e Schoenberg.

Tem tudo gravado de Mozart's piano sonatas (um projeto que ganhou o Prêmio Gramophone) e concerto, este último com uma orquestra de câmara Inglês, conduzida por Jeffrey Tate.

Ela é mais conhecida por suas gravações de Beethoven completa piano concerto com Kurt Sanderling condução, Beethoven's piano sonatas tarde, e um piano Schubert ciclo.

Sua gravação fez Debussy Études ganhar outro Gramophone Award, e o mesmo fez o seu registro da Schoenberg piano concerto.

Em abril de 2008, a BBC Music Magazine apresenta o seu instrumentista do Ano e Disco do Ano premiação. ( Destaca-se como uma intérprete das obras da segunda Escola Vienense.)

É diretora artística do Festival Música Marlboro Escola e, juntamente com os colegas pianista Richard Goode.

Também é uma Administradora do Borletti Buitoni Trust, uma organização criada para ajudar e apoiar jovens artistas que desenvolvem carreiras internacionais. Uchida atualmente reside em Londres, com o parceiro Robert Cooper, um britânico Diplomata.
http://en.wikipedia.org/wiki/Mitsuko_Uchida

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails