terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O Quebra Nozes - Tchaikovsky

O Quebra Nozes
Música: Tchaikovsky
Coreografia: Marius Petipa e Lev Ivanov

Um dos mais famosos balés de repertório, com várias produções, este balé se tornou um dos mais lembrados no repertório clássico de Natal, no teatro, no balé ou no gelo.
Depois de mais de 50 anos de história, um dos mais marcantes Quebra Nozes foi realizado em 1954 no New York City Ballet, com coreografia de George Balanchine. Este balé foi apresentado por Rudolf Nureyev, Royal Swedish Ballet (1967), England's Royal Ballet (1968), Mikhail Baryshnikov e American Ballet Theatre (1976).




História
A história se passa na Europa Oriental, durante o século XIX. Um médico e prefeito da cidade, está muito feliz ao realizar um Natal para sua família e amigos. Seus dois filhos, Clara e Fritz, esperam ansiosos por seus convidados. A neve traz uma atmosfera festiva enquanto os convidados chegam. Atrasado, como sempre, chega o padrinho de Clara, que diverte a todos os convidados com suas mágicas.
Todas as crianças recebem presentes. Com um pouco de inveja, Clara pergunta a seu padrinho por seu presente. Ele brinca com ela e depois a oferece um presente bem diferente, um quebra-nozes. Encantada, Clara logo se fascina pelo brinquedo. Seu irmão rouba seu presente e o quebra, deixando Clara desapontada. O padrinho conserta o pobre quebra-nozes e promete que tudo ficará bem.
A noite chega e os convidados começam a deixar a casa. Clara vai para a cama, mas acorda de repente no meio da noite e vê seu querido quebra- nozes tomar vida. Surgem ratos malvados de todos os lados! Eles estão sendo comandados pelo Rei dos Ratos, que corajosamente é derrotado pelo quebra- nozes. De lá eles são transportados para uma terra de magia, numa embarcação especial. Lá, o quebra- nozes se transforma num encantador príncipe.
Eles atravessam uma terra encantada onde encontram os dançantes flocos de neve. Avisada pelos anjinhos, a Fada Açucarada fica sabendo que o príncipe e sua acompanhante chegam, e assim convoca todo o povo de seu Reino dos Doces. Ao chegar, o príncipe conta suas aventuras como quebra- nozes, e em seguida os dois são deliciados com as mais gostosas guloseimas, com todos os personagens do reino dos doces dançando para eles.
Clara começa a se sentir sonolenta até adormecer de novo. Na manhã seguinte, quando seus pais acordam, encontram Clara dormindo embaixo da árvore, abraçada ao quebra- nozes. Quando acorda, sabe que seu presente de Natal foi uma linda viagem, em forma de sonho, e que sonho!!!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails