sexta-feira, 13 de março de 2009

O que é Feng Shui?



Perguntas Freqüentes:

1. O que é Feng Shui?
A tradução literal do termo é “vento e água”, nomes simples, mas com um profundo significado. O “vento” nos lembra o ar, elemento vital sem o qual em alguns segundos morremos. E “água” nos leva ao mais precioso líquido, sem o qual também morremos rapidamente. Nada é tão vital para nós como o vento e a água. O Feng Shui é uma ténica utilizada em residências e locais de trabalho, estudando-se o fluxo da energia (Chi) do local e harmonizando-o, com técnicas próprias.

2. Você disse que o Feng Shui está sendo desvirtuado? O que você quer dizer sobre isso?
Com a atual disseminação do Feng Shui pelo mundo, ele se tornou desvirtuado por conter absurdas idéias de decoração interior, uso de amuletos e talismãs com supostos poderes mágicos, e também conjuntos de superstições populares. Muitas pessoas adicionaram conclusões e conceitos próprios, sem a devida experimentação e prática. Isso não é o Feng Shui verdadeiro. Devemos ter sempre em mente que as técnicas do Feng Shui são comprovadas, tendo sido criadas há milhares de anos e baseadas em atentas observações dos fenômenos da natureza. Pessoas que “criam” suas próprias técnicas são irresponsáveis. O leitor deve estar atento para esse fato.

3. Qualquer pessoa pode praticar o Feng Shui e obter seus benefícios?
Sim. Sendo um sistema baseado no entendimento das forças da natureza, ele beneficia todas as pessoas, embora seus benefícios sejam sentidos diferentemente para cada pessoa. Sem dúvida, todos nós somos diferentes, temos uma vida diferente de todos e carregamos uma “bagagem” de vida diferente.

4. É necessário fazer grandes modificações em minha casa, como por exemplo quebrar paredes?
Não. A grande vantagem que o Feng Shui nos oferece é justamente as simples formas de atuação e solução de desequilíbrios. As soluções geralmente são simples, não recorrendo-se a alterações na estrutura original.

5. O Feng Shui relaciona-se com a astrologia chinesa?
Sim, em práticas mais avançadas e profundas, estas duas artes são analisadas juntas. Mas é importante esclarecer que são técnicas separadas e diferentes. O Feng Shui analisa as energias de uma construção, enquanto as técnicas de Astrologia Chinesa analisam as energias de cada pessoa.

6. O Feng Shui é uma espécie de adivinhação?
Não. Os sistemas de adivinhação chineses são baseados em outras artes. As pessoas que dizem investigar o futuro baseadas nas diretrizes do Feng Shui estão equivocadas em relação ao aspectos principais da tradição, e contribuem para a desvirtuação que essa arte vem sofrendo nos dias de hoje.

7. O que é Luo Pan?
É uma bússola chinesa, utilizada nas práticas do Feng Shui. Todos os caracteres na bússola são chineses e é um instrumento muito difícil de ser utilizado. Recentemente, temos encontrado modelos básicos de Lo Pans adaptados para o ocidente e escritas em inglês. Vale ressaltar que uma utilização inadequada da bússola pode trazer conseqüências não esperadas.
8. Muitos livros dizem que o Feng Shui é também chamado de Geomancia Chinesa. Posso chamá-lo assim?
O termo geomancia significa: “…arte de adivinhação por meio de sinais derivados da terra”. O Feng Shui não tem nenhum objetivo adivinhatório. Chamar o Feng Shui de geomancia somente se torna correto quando nós consideramos sua recente desvirtuação.

9. Uma pessoa realizou uma consulta em minha casa e os resultados foram horríveis. Eu a procurei, mas ela simplesmente me disse que fez tudo o que poderia ter feito. O que faço agora?
Em primeiro lugar, um praticante de Feng Shui deve assumir uma responsabilidade pessoal por toda consulta que realiza. Se essa pessoa não se posicionou desta maneira, a única coisa que você pode fazer é exigir seu dinheiro de volta, e torcer para que outras pessoas não sejam enganadas como você. Praticantes de Feng Shui possuem diretrizes éticas de sua profissão. Praticar Feng Shui é exercer uma profissão, não uma brincadeira.

10. Estou confusa em relação a uma questão: preciso acreditar no Feng Shui para que ele funcione em meu escritório? Sou uma pessoa muito cética e me disseram que preciso ter uma atitude mental positiva para que as correções tenham efeito. Gostaria que você me dissesse algo a respeito.
Acredite você ou não no Feng Shui, ele irá funcionar em seu escritório. Assim, chegamos à conclusão de que você não precisa ficar fazendo pensamentos positivos, orações, rezas e nem práticas religiosas. O Feng Shui é uma ciência natural, não uma prática especulativa.

11. Existe um modo simples de se localizar o “canto” da prosperidade de uma casa?
Não. Existem algumas técnicas muito simples, que simplesmente não funcionam. A regra de entrar em casa e o “canto” da prosperidade estar localizado no canto superior esquerdo é totalmente sem sentido. Os conceitos chamados Oito Aspirações da Vida, são uma invenção moderna e não têm nada a ver com as antigas técnicas do Feng Shui.

12. O Feng Shui tem alguma relação com religião?
Não, são coisas separadas. Embora muito do Feng Shui traga alguns conceitos da cultura chinesa, é importante separarmos estes dois assuntos, pois são coisas inteiramente diferentes.

Fonte: Harmonia Feng Shui




Dicas de Feng Shui


Jogue fora tudo o que não é usado, doe roupas e objetos que não servem mais, livre-se de papéis velhos, evite o hábito de acumular coisas sem necessidade. Assim você combate a estagnação de energia e abre espaço para atrair coisas novas para a sua vida.
Arrumação, limpeza e organização são aspectos fundamentais para a boa circulação de energias positivas e impedimento para a presença da energia negativa.
Espalhe coisas alegres pela sua casa para lhe ajudar a ter um modo de pensar e se comportar mais positivo e otimista.
O fogão é o responsável pela prosperidade da casa. Mantenha-o sempre limpo. Quanto melhor o seu aspecto, maior a prosperidade - seja ela material, intelectual, física, emocional ou espiritual.



Coloque em sua casa, a representação de cada um dos cinco elementos usados no Feng Shui, que são: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira.


Faça com que sua casa esteja sempre em boas condições de pintura, sem goteiras nem lâmpadas queimadas.
Mantenha as janelas limpas e com todas as vidraças inteiras.
As melhores mesas são as que tem formato redondo, oval ou octogonal.
Retire os móveis em excesso da sala de jantar. Deixe que haja liberdade de movimento para quem circula ou para quem está à mesa.
Se você tem um quarto grande e arejado, pode colocar uma planta bonita próxima a janela. Mas não exagere. A respiração noturna das plantas não são boas.
Em todos os lugares escuros da casa, você pode colocar abajures e luminárias. Fica um charme.
Caso haja luz do sol num momento de visita, deixe que esta esteja sentada de frente para o sol. Ela vai adorar sua casa. Se for a noite, a mesma recomendação para a lua.


Use várias cores na sua casa.

Tenha um bichinho de estimação. Eles são ótimos “condutores” de boa energia. Dê preferencia a bichos pequenos e mansos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails