quinta-feira, 21 de maio de 2009

Cantora Céu emplaca disco na Billboard


"Cangote", EP de inéditas da paulistana Céu, sai agora nos EUA pela Six Degrees e já pipoca em blogs especializados na internet. São apenas quatro músicas, mas o repertório inspirado serve como um aperitivo saboroso para os fãs. Cinco anos depois de seu disco de estreia, a dona de uma das mais belas vozes da atualidade esbanja maturidade em três composições próprias e uma versão pra lá de malemolente para "Visgo de jaca", famosa na interpretação de Martinho da Vila. A produção ficou a cargo da própria Céu com ajuda dos camaradas Beto Villares, Gustavo Lenza e Gui Amabis. Se "Sonâmbulo" traz o acento jamaicano característico de seus gostos musicais, "Bubuia" é o encontro perfeito de poesia com os vocais etéreos de Céu, Anelis Assumpção e Thalma de Freitas. (LÍGIA NOGUEIRA)

http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL1160117-7085,00.html



Não é só em solo brasileiro que Céu (foto) conquistou o público. Após fazer diversas apresentações e investir no mercado internacional, a cantora conseguiu um feito de poucos artistas nacionais: um lugar no ranking da revista norte-americana Billboard.

Chamada "Heatseekers", a classificação registra os discos e as músicas mais vendidos nos Estados Unidos. Ela alcançou o topo da lista na mesma semana de lançamento de seu CD CéU, primeiro da carreira. O material foi colocado nas prateleiras do Brasil em 2005.

Céu também já ganhou uma indicação como artista revelação ao Grammy Latino no ano passado. Mesmo sem ter levado o prêmio conseguiu destaque na mídia internacional.

Junto à classificação na Billboard, a cantora também recebeu elogios como "estrela", "radiante" e uma das cantoras brasileiras de maior apelo internacional da nova safra.

Como se não bastasse, o jornal Washington Post classificou o estilo da cantora como "sofisticação simples" e sua voz como "delicada e envolvente".

Os elogios são merecedores. Maria do Céu Whitaker Poças, além de intérprete, é também co-autora de 12 das 15 faixas de seu disco, que reúne estilos como MPB moderna, misturada a sons orgânicos a eletrônicos e estilos regionais a samba, rap, jazz e reggae.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails