quarta-feira, 3 de junho de 2009

Obama quer que o Lula seja o próximo presidente do Banco Mundial


Obama quiere que Lula sea el próximo presidente del Banco Mundial

O presidente americano Barack Obama quer que o presidente brasileiro seja o próximo presidente do Banco Mundial, segundo reportagem publicada pelo diário espanhol "El País".

De acordo com a matéria, Obama tem interesse de que o Banco Mundial, depois da crise financeira atual, tenha uma estrutura voltada para as políticas sociais, preocupada com os países mais pobres do planeta. "Por isso, teria proposto ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, a quem define como o político mais popular do mundo".
O "El País" informa que essa notícia foi veiculada pela revista Exame, mas que não havia sido confirmada nem desmentida pelo governo nem pelos ambientes diplomáticos. Ouvido pelo jornal, o chefe de gabinete de imprensa de Lula, Marcelo Baumbach, teria respondido que, para a Presidência da República, "esse assunto deve ser tratado como rumor, sobre o qual não cabe fazer comentários".
O Presidente Lula é conhecido como "o político latino-americano que soube conciliar". Se a notícia se confirmar, seria a primeira vez, em 65 anos, que um não-americano estaria à frente do Banco Mundial, de acordo com o "El País".
"Lula, que não fala inglês, seria uma figura simbólica no Banco Mundial, que representaria uma alma nova, de cunho social, fazendo com que Obama oferecesse ao mundo uma espécie de redenção de uma instituição acusada tantas vezes de uma política voltada para os mais ricos da terra. O presidente brasileiro criticou várias vezes durante a crise econômica a política elitista do Banco Mundial", afirmou o diário.

Um comentário:

Beth Cruz disse...

Que saia justa, ehn!
Vamos esperar para ver se essa notícia é confirmada. Não é uma ideia ruim. Tenho certeza que, jamais, Lula aceitaria ser uma figura simbólica. Ele iria dar o que falar à frente do Banco Mundial
Abraço Ely

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails