sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Acaso e oportunidade


Um homem muito infeliz vai a procura de Deus para encontrar uma resposta para sua infelicidade. Dizem-lhe que para encontrar-se com Deus ele teria que ir até o fim do mundo.

Desesperado como estava, não se importou com a distância. Pegou a estrada e começou sua viagem. Já havia percorrido muitas léguas quando um lobo faminto cruzou seu caminho e implorou por ajuda, estava tão fraco que sequer conseguiria caçar para saciar sua fome. O homem infeliz lhe respondeu que não poderia parar para ajuda-lo pois não podia perder tempo, mas perguntaria a Deus sobre seu problema.

Continuou sua viagem obstinada, correndo léguas e mais léguas, quando ao passar por uma árvore seca ouviu um triste lamento: "por favor me ajude, estou secando, minhas raízes não conseguem pegar alimento do solo". Ao que o homem respondeu: "desculpe dona árvore, mas não posso parar, estou indo ao encontro de Deus, mas assim que O encontrar, perguntarei sobre a senhora". E continuou sua corrida.

Bem mais a frente ouviu uma voz suave, cantando uma linda melodia. Era a moça bonita que estava na janela e, assim que o avistou o chamou e pediu ajuda: "estou triste e solitária, por favor me ajude". Mais uma vez o homem infeliz disse de sua pressa e prometeu-lhe perguntar a Deus sobre seu problema.

Continuou sua corrida até que chegou ao fim do mundo. Só então sentou-se numa pedra e abriu seu farnel para comer em pedaço do pão que trouxera. Esperou impacientemente até que ouviu a voz de Deus: "homem infeliz, o que queres me pedir?" O homem tomou-se de espanto e rapidamente respondeu: "venho buscar uma resposta para a minha infelicidade, sou bom, honesto, trabalho de sol a sol, mas não encontro a sorte e a felicidade". "A sorte e felicidade estão esperando por você ao longo de seu caminho. Volte para casa e antes que chegue terá encontrado várias oportunidades de ser feliz", assegurou-lhe Deus.

O homem ainda pediu resposta para os problemas do lobo, da árvore e da moça, agradeceu e apressadamente pegou o caminho de volta. Mal via a hora de encontrar suas oportunidades de ser feliz.

Quando passava pela moça bonita, parou por um instante diante da janela e lhe deu a resposta: "Deus disse para você convidar quem por aqui passar para tomar um chá. Pode ser que seja algo novo e bom para ambos". Imediatamente a moça bonita convidou-o para um chá, mas ele recusou, pois estava ansioso por voltar e encontrar suas oportunidades de ser feliz.

Léguas depois, passou pela árvore seca, parou e lhe disse: "Perguntei a Deus sobre seu problema e Ele disse que você deve pedir à alguém que desenterre o tesouro que está obstruindo o crescimento de suas raízes, e assim voltará o seu vigor". A árvore, então, pediu-lhe que fizesse esse favor, mas o homem infeliz não tinha tempo para perder, desculpou-se e seguiu seu caminho.

Quando finalmente encontrou o lobo, este estava quase desfalecido de tanta fraqueza, não causava medo nem a uma ovelha manca. Nosso homem parou diante dele e deu-lhe a resposta de Deus: "Arrume forças e coma o primeiro idiota que passar".

E assim o homem, na sua ânsia de ser feliz, deixou passar a oportunidade de encontrar o amor, a riqueza e ainda de deixar que o "mau" morresse a mingua.

E você, corre desesperadamente atrás da felicidade ou olha ao seu redor e vê o que o acaso lhe reserva? Então, perceba a vida com mais clareza e transforme o acaso em oportunidades e deixe que o mau se extinga por si só, não alimentando a inveja, a maledicência, a cobiça, etc.

by Carmen Maria C. Namura

Fonte: malima

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails