terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Carrego seu coração comigo


Edward Estlin Cummings nasceu no dia 14 de Outubro, em Cambridge, Massachusetts.

Estudou na Harvard University, especializando-se em literatura grega.
Durante a I Grande Guerra o poeta participou como voluntário no corpo de ambulâncias norte-americano. Foi preso, por falsa acusação de traição, durante três meses, no campo de concentração de La Ferté-Macé, em Orne, sendo libertado em Dezembro. Após a guerra, estabelece-se em França e regressa nos anos 20 e 30. Nestas décadas estende a sua criatividade aos domínios da pintura e do desenho, do bailado e do teatro, e estabelece um contato direto com o vanguardismo literário europeu.

Em 1924 intalou-se em Greenwich Village, vivendo da sua poesia e pintura, de leituras e conferências, e da ajuda familiar. Foi casado três vezes e teve uma única filha, Nancy, do seu primeiro casamento. Em 3 de Setembro de 1962, em New Hampshire, morre devido a um fulminante ataque cardíaco.

Mesmo não sendo uma representação endossada por ele, seus editores frequentemente refletem sua sintaxe atípica ao escrever seu nome em caixa baixa: e.e.cummings.

Durante sua vida ele publicou mais de 900 poemas, duas novelas, diversos ensaios e também inúmeros desenhos e pinturas.

É considerado um dos poetas que escreveu os mais emotivos poemas de amor de todos os tempos. O poema “Carrego seu coração comigo ” foi lido numa das cenas finais do filme “In her shoes”, de Tony Scott, pela personagem interpretada por Cameron Diaz. Esse filme passou no Brasil com o nome de “Em seu lugar”.



Eu carrego você comigo..
E.E. Cummings

Carrego seu coração comigo
Eu carrego no meu coração
Nunca estou sem ele
Onde quer que vá, você vai comigo
E o que quer que faça
Eu faço por você
Não temo meu destino
Você é meu destino meu doce
Eu não quero o mundo por mais belo que seja
Você é meu mundo, minha verdade.
Eis o grande segredo que ninguém sabe.
Aqui está a raiz da raiz
O broto do broto e o céu do céu
De uma árvore chamada VIDA
Que cresce mais que a alma pode esperar ou a mente pode esconder
E esse é o pródigo que mantém as estrelas á distancia
Eu carrego seu coração comigo
Eu o carrego no meu coração.

Fonte: umtoquedemotivacao

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails