terça-feira, 12 de abril de 2011

Monte Roraima: Lendas e aventura

Monte Roraima está entre as formações geológicas mais antigas do planeta, com cerca de 2 bilhões de anos. Foto: PAULO LIEBERT/AE

Uma lenda indígena diz que o Monte Roraima, na tríplice fronteira entre o Brasil, a Venezuela e a Guiana, é a morada de Makunaima, uma entidade sagrada . Os índios Macuxis dizem que Makunaima foi fecundado no topo do monte durante um eclipse, quando raios dourados do Sol refletiram em um lago com os raios prateados da Lua. De curumim, cheio de magia, Makunaima cresceu forte e tornou-se um índio guerreiro. Guardião do monte, faz o tempo nublar e chover se alguém gritar em seu topo, pois é lá que repousam os espíritos dos pajés. Quando um deles morre, seu espírito penetra na terra e se transforma em cristal.

Já para os índios Pemon, da Venezuela, o Monte Roraima é a “Mãe das Águas”, lugar de nascentes de rios e grandes cachoeiras. Para eles, se a água é o sangue do planeta, então o Monte Roraima é o coração. Alí estão as nascentes dos rios Arapobo, Cotingo, Waruma e Paikwa, que irão desembocar nas bacias do Orinoco, Amazonas e Esequibo.

As crenças indígenas provocam um efeito ainda mais enigmático em torno do Monte Roraima. Chamado também de Tepuy Roraima, o monte é uma extraordinária fortaleza com 2.734 metros de altitude em meio a Grande Savana Venezuelana e o Parque Nacional do Monte Roraima. Geologicamente, estima-se que a região tenha se erguido há mais de 2 bilhões de anos, quando a América do Sul e a África ainda estavam ligadas e formavam o supercontinente chamado de Gondwana.
Texto de fotos: Paulo Liebert


As rochas do topo do Monte Kukenán, de aspecto surreal, foram moldadas pela ação contínua do vento e das chuvas. Foto: PAULO LIEBERT/AE

Topo do Monte Kukenán (Matawi-Tepui), próximo ao Monte Roraima. Foto: PAULO LIEBERT/AE

Uma das quedas d'água do Monte Kukenán, na Venezuela. Foto: PAULO LIEBERT/AE

Vista aérea da queda d'água do Monte Kukenán. Foto: PAULO LIEBERT/AE

Vegetação típica do topo do Monte Kukenán. Foto: PAULO LIEBERT/AE

Vegetação característica do Monte Roraima. Foto: PAULO LIEBERT/AE

Monte Kukenán. Foto: PAULO LIEBERT/AE

Planta denominada Stegolepis guianensis, que cresce no topo do Monte Roraima. Foto: PAULO LIEBERT/AE

Flor da planta denominada Stegolepis guianensis, que cresce no topo do Monte Roraima. Foto: PAULO LIEBERT/AE

Topo do Monte Roraima. Foto: PAULO LIEBERT/AE

Topo do Monte Kukenán. Foto: PAULO LIEBERT/AE

2 comentários:

Pico Pereira disse...

Lugar de tirar o fôlego, e muito pouco conhecido por nós brasileiros!

Anônimo disse...

Gostei de conhecer!
Bjs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails