quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cachoeiras horizontais em Talbot Bay, Austrália

As quedas horizontais ou Cachoeiras horizontais são localizadas na Baía Talbot na região de Kimberley, no oeste da Austrália. Embora chamado cachoeiras, este fenômeno natural na verdade, consistem de um par de aberturas ou desfiladeiros na Faixa McLarty através do qual enormes quantidades de águas são empurrados por ondas gigantes, criando cachoeiras temporárias de até 5 metros de altura. Quando as mudanças das marés, o mesmo acontece com a direção do fluxo.

As lacunas gêmeas estão localizadas em duas cristas paralelas cerca de 300 metros de distância. A primeira abertura e mais largo é de cerca de 20 metros de largura e a segunda, mais espetacular fosso, é de cerca de 10 metros de largura. Quando a maré ascendente ou descendente ocorre, a água acumula-se em frente das aberturas mais rápida do que ele pode fluir através delas. Isto por sua vez cria um efeito de cascata surpreendente como a água corre através e em seguida para baixo para os níveis mais baixos do outro lado das ridgelines. O processo é invertido e é repetido mais uma vez na direção oposta.

As marés nesta área têm uma variação de 10 metros, que ocorre ao longo de seis horas e meia de maré baixa para maré alta e vice-versa. Em uma maré de folga é possível conduzir barcos através das duas lacunas para a trás baía.
Os fenômenos cachoeira foi descrito por David Attenborough como "uma das maiores maravilhas naturais do mundo".

Fonte: amusingplanet


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails