domingo, 21 de setembro de 2014

13 coisas que todos devem saber sobre a água

Falta de água em São Paulo? A situação que era alarmante se tornou crítica nos últimos meses. Alguns locais do mais populoso estado do Brasil já sofre com as mudanças da natureza. O que pouca gente tem consciência é que podemos fazer muita coisa para ajudar a superar esta situação. Confira 13 coisas que todos devem saber sobre a água.


Cerca de 70% do nosso corpo é constituído por água. Quando nascemos, a água representa cerca de 80% do peso do corpo de uma criança. O sangue tem 92% de água, o cérebro e os músculos 75%, e os ossos cerca de 22% de água. A cada segundo de vida, seu corpo perde água através do suor, urina, fezes ou ar exalado. Por isso, não conseguimos viver 3 dias sem água.




Beber água muito rapidamente pode levar a uma condição potencialmente fatal chamada “hoponatremia”, também conhecida como intoxicação por água. Isso ocorre quando a água dilui o nível de sódio na corrente sanguínea e causa um desequilíbrio da água no cérebro. Um estudo de 2005, no New England Journal of Medicine, descobriu que cerca de 1/6 dos maratonistas desenvolvem algum grau de intoxicação por água.


Água nos alimentos representa cerca de 20% das necessidades diárias de líquidos das pessoas, de acordo com o Institute of Medicine.


90% da água do mundo é salgada ou não potável. Outros 2% está trancada em calotas polares e geleiras. Isso deixa apenas 1% para o consumo de todos os seres vivos, incluindo plantas e animais.


Quase 80% de água nos EUA é utilizada para irrigação e geração de energia termoelétrica.


Segundo a ONU, a energia e a água são interdependentes. A transição para fontes de energia renováveis, como a solar e a eólica poderia reduzir drasticamente o consumo de água.


A Terra é um sistema fechado, semelhante a um terrário, o que significa que raramente perde recursos. A mesma água que existia na Terra milhões de anos atrás ainda está presente hoje, continuamente limpa e redistribuída através do ciclo da água.


O americano médio consome 176 litros de água por dia. Compare isso a uma família africana média, que usa apenas 5 litros de água por dia. Descarga no vaso sanitário leva a maior quantidade de água. Escovar os dentes utiliza cerca de 4 litros de água (se você deixar a torneira aberta). Um banho de 5 minutos utiliza entre 25 e 50 litros de água.


Mais de 748 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e 2,5 bilhões não têm acesso a saneamento básico. Consumir água não tratada e, muitas vezes poluída, é responsável pela morte de quase 4 milhões de pessoas, devido a doenças relacionadas com a qualidade da água que consomem. Quase 2 milhões delas são crianças. bem mais de 400 milhões de dias escolares são perdidos a cada ano devido a doenças relacionadas com a água.


Nos EUA, 40% de todos os rios e 46% de todos os lagos estão poluídos e são considerados insalubres para nadar, pescar ou para a vida aquática. A cada ano, 1,2 trilhões de litros de esgoto não tratados, águas pluviais e resíduos industriais são despejados em águas norte-americanas.


As alterações climáticas, a crescente escassez de água, o crescimento populacional e o rápido crescimento das cidades constituem um importante desafio para os sistemas de abastecimento de água. A crise nuclear que ocorreu no Japão, em 2011, e o Tsunami, despejaram 11 milhões de litros de água radioativa no Oceano Pacífico, para não mencionar os 70 km de detritos.


Não é nenhum segredo que os países vão à guerra em busca de fontes de energia, especialmente o petróleo. Muitos especialistas prevêem que a diminuição dos suprimentos de água será o prêmio sobre a qual futuras guerras serão travadas. Países com água podem virar alvo de ataques, enquanto aqueles sem água serão forçados a tomar medidas drásticas para comprar ou roubá-lo.


 Em média, 10 litros por dia de água se perde por causa de vazamentos. Mas existem outros vilões. As máquinas de lavar roupa ou louça só devem ser acionadas quando completamente cheias. Evite lavar o carro com mangueira e espere para fazer isso quando o carro estiver realmente sujo. Você também pode leva-lo para um lava-rápido que recicla água. Desligar a torneira enquanto escova os dentes pode economizar 4 litros de água. A mesma coisa vale para lavar os pratos.

Fonte: obutecodanet

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails