quinta-feira, 5 de março de 2009

DICAS (IN)ÚTEIS...


01 - Antes de fritar a banana, passe-a na farinha de trigo. Assim ela não ficará encharcada na gordura.

02 - Requeijão caseiro: 2 litros de leite, 1 xícara de vinagre branco, 1 colher de manteiga e sal a gosto. Coloque o leite numa panela, quando começar a ferver coloque o vinagre e mexa. Desligue o fogo, escorra o soro, coloque a massinha no liquidificador, coloque a manteiga e adicione sal. Bata até virar um creme.

03 - Para que o fígado não endureça, tempere-o com um tomate maduro amassado.

04 - Quando for fazer qualquer carne à milanesa, para ficar mais saborosa, acrescente à farinha de rosca um pouquinho de queijo parmesão ralado.

05 - Zíper emperrado? Esfregue sobre ele (perto da alça) um sabonete novo e seco. Passe um lápis preto comum (nº 2), riscando para baixo e para cima, forçando em seguida o gancho para frente e para trás, até que comece a correr.

06 - As pilhas gastas e velhas ainda podem ser reaproveitadas por mais algum tempo. Basta fervê-las com água. A fervura funciona como carga nova.

07 - Não precisa usar lâmina nova cada vez que se depilar. A gilete se conservará afiada se, logo após o uso, for lavada e guardada imersa em um recipiente com álcool.

08 - Tire o cheiro desagradável dos cinzeiros, lavando-os com água e vinagre.

09 - As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos.

10 - Antes de fazer churrasco, deixe a carne por algum tempo num molho com sal grosso, Coca-Cola e caldo de laranja e de limão. O churrasco ficará mais macio e gostoso.

11 - Para diminuir o cheiro do bucho é só cozinhar junto com uma laranja ácida, com casca, cortada ao meio.

12 - O bolo de chocolate não ficará ressecado, se você acrescentar à massa uma ou meia maçã ralada ou, se preferir, uma colher de café bem forte.

13 - Para o frango frito ficar dourado e sequinho, sem grudar na panela, coloque uma colher de sopa de maisena no óleo de fritura bem quente.

14 - Antes de lavar as camisas, aplique xampú nos colarinhos. O xampú tira a gordura e facilita a lavagem. Vale também para barra de calças.

15 - Para tirar o cheiro forte da geladeira ou de vasilhames plásticos, é só lavá-los com bicarbonato de sódio diluído em um pouco de água. No caso dos vasilhames, deixe-os mergulhados nessa solução por algum tempo.

16 - Para tirar o queimado do fundo da panela, leve a ferver um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio.

17 - Torne o detergente mais eficiente, dissolvendo algumas gotas de vinagre. Suas panelas ficarão brilhando e sem gordura.

18 - Para perfumar a cozinha depois de usá-la, coloque num recipiente(borrifador) álcool e cravo da índia, e deixe descansar por alguns dias. Depois, é só usar. Além de perfumar o ambiente, afasta as moscas.

19 - Omelete mais leve: misture um pouco de leite aos ovos enquanto bate. Ela ficará mais leve, cremosa e crescerá mais.

20 - Quando fizer um assado, coloque junto no forno uma vasilha refrataria cheia de água para evitar que a carne resseque.

21 - Para conservar a mandioca por um mês, descasque-a , lave-a,seque e guarde em um saco de plástico fechado dentro do congelador.

22 - Para tirar as manchas amareladas da panela depois de uma fritura, ensaboe a parte amarelada e deixe esquentar. Depois, passe uma palha de aço enquanto a panela estiver quente.

23 - Para que o fígado não fique duro ao fritar, polvilhe antes com maisena ou farinha de trigo.

24 - Para dar um sabor especial a qualquer prato com batatas cozidas,coloque 2 ou 3 cravos-da-índia na água do cozimento.

25 - Antes de fritar a polenta, passe-a na farinha de trigo. Assim,ela ficará mais macia e com uma crosta crocante.

26 - Para dar um sabor especial às batatas fritas, coloque duas rodelas de cebola um pouco antes de tirá-las do fogo.

27 - Coloque os dentes de alho descascados dentro de um vidro com óleo de cozinha. Assim, eles não ficam ressecados e o óleo pode ser utilizado depois como molho para saladas.

28 - O peixe assado não grudará na fôrma e nem perderá o sabor, se você forrar a assadeira com fatias de batata crua.

29 - O purê de batatas ficará mais saboroso se você substituir o leite por creme de leite.

30 - Para dar um aroma agradável ao vinagre, coloque no frasco algumas folhas de manjericão ou alecrim e depois tampe bem.

31 - Quando você cozinhar beterrabas, aproveite essa mesma água no cozimento do feijão. O sabor ficará especial. Você pode também aproveitar essa água pra fazer um arroz colorido pra criançada.

32 - Para que o frango fique mais macio, coloque uma pitada de fermento em pó na água do cozimento.

33 - Para deixar o frango à milanesa mais gostoso, misture manjericão fresco picado na farinha de rosca que será utilizada para empanar.

34 - Quando você for empanar frango com farinha, deixe-o antes na geladeira por 1 hora. Assim, a farinha irá aderir melhor ao frango na hora da fritura.

35 - Os bifes dourarão mais rápido se você acrescentar uma pitada de açúcar no óleo de fritura.

36 - Para engrossar o feijão que ficou aguado, acrescente uma mistura de água e maisena.

37 - Quando preparar omeletes ou suflês, adicione uma pitada de fermento em pó aos ovos batidos. Assim, eles renderão muito mais.

38 - Se a cozinha estiver com cheiro forte de fritura, encha um copo com vinagre e coloque-o sobre a geladeira ou armário.

39 - Para o bife à milanesa ficar com aquela casquinha crocante, você deve passar os bifes na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e por último na farinha de rosca.

40 - Retire a maionese que sobrou no fundo do vidro espremendo o suco de meio limão. A mistura dará um ótimo molho para saladas.

41 - Se você fritou peixe e sobrou muita gordura, passe por um filtro para reter as impurezas. Pingue algumas gotas de limão e deixe esquentar um pouco. O óleo não ficará com cheiro nem com gosto de peixe.

42 - Reaproveite o óleo usado na fritura colocando, quando ainda quente, algumas fatias de batata crua. A batata absorverá todo e qualquer sabor estranho ao óleo.

43 - Quando você fizer qualquer fritura à milanesa, prepare e deixe na geladeira de 10 a 15 minutos. Assim, o empanado de ovo e farinha de rosca não se desprenderá ao fritar.

44 - Para que a linguiça fique deliciosa, ferva antes em um pouco de água. Quando a água secar, deixe que ela frite na própria gordura, sem acrescentar óleo.

45 - Para facilitar a limpeza dos queimadores do fogão, ferva-os com água, sal, vinagre, gotas de limão e saponáceo em pó. Depois, esfregue com esponja de aço. Assim as manchas sairão mais rápido.

46 - Quando sobra muita gordura de uma fritura, ninguém quer jogar fora. O negócio é economizar, guardá-la para aproveitar outra vez. Só que já ficou com um cheiro desagradável, um gosto amargo e dificilmente poderá ser usada para qualquer coisa. Para evitar isso,assim que terminar a fritura, deite sobre a gordura ainda quentealgumas rodelas de batata crua. Espere um pouquinho, retire as rodelas e pode guardar sua gordura sossegada, pois a batata absorveu todo o gosto deixado pelo que você fritou.

47 - Pode-se evitar que a gordura queime, durante as frituras,colocando-se na frigideira uma cenoura pequena. Ela vai tirar qualquer cheiro de queimado.

48 - Um truque para que a fritura fique bem sequinha: antes de levar a gordura ao fogo acrescente uma colherinha de álcool. Mas, lembre-seque a gordura deve estar fria, para evitar que o fogo se forme na frigideira.

49 - Para que não respingue gordura na fritura dos bifes, ponha um pouco de óleo na carne na hora de temperá-la. Depois coloque-a numa panela e não use mais o óleo.

50 - Um dente de alho no óleo das frituras absorve o cheiro e o excesso de gordura.

51 - Os ovos fritos ficarão com as claras bem brancas e sem beiradas esturricadas se, logo após terem sido colocados na frigideira,receberem uma ligeira borrifada de água fria.

52 - Purê de batata requentado: adicione um pouco de leite e bata vigorosamente com uma colher de pau.

53 - Repolho roxo, cozido e não desbotado: adicione a água do cozimento gotas de limão ou vinagre.

54 - Para deixar o repolho claro e macio, acrescente a seu cozimento um pouco de leite.

55 - Quando a tábua de carne ficar com cheiro de alho, cebola, peixe etc... esfregue-a bem com um pedaço de limão, enxaguando em seguida. Para deixá-la branquinha (se for plástica) deixe-a mergulhada em água com alvejante (hipocloreto de sódio)...fica novinha também.

56 - O arroz ficará mais gostoso se depois de pronto você colocar um pedaço de manteiga e misturar com um garfo.

57 - O bife ficará mais macio se você juntar ao tempero um pouco de óleo.

58 - Para que a omelete não grude no fundo da frigideira, esfregue sal no local antes de colocar a mistura.

59 - Para que o seu bolo ficar mais fofo e crescer mais, dê duas ou três batidas leves com o fundo da forma em cima da mesa da cozinha, reduzindo assim as bolhas antes de ir para o forno.

60 - Um pouquinho de pimenta-do-reino no queijo ralado dará um toque especial a macarronada.

61 - Para limpar o forno de microondas, coloque uma vasilha com água e ligue no forno por 2 minutos. E então, passe um pano ou papel toalha e seque em seguida.

62 - Polenta mais saborosa: experimente fazê-la cozinhando o fubá comum com caldo de carne.

63 - Dê um sabor especial ao vinagre colocando na garrafa uma azeitona verde.

64 - Para tirar qualquer odor do microondas, limpe seu interior com um pano embebido numa solução de bicarbonato de sódio e água morna.

65 - Para a couve ficar macia: depois de rasgadas, deixe-as de molho por alguns minutos em uma vasilha com água quente. E ao refogar, use manteiga com bastante alho cortado e bem fininho.

66 - Quando for preparar carne a milanesa, para ficar mais saborosa, acrescente a farinha de rosca e um pouquinho de queijo parmesão ralado.

67 - Purê de batata leve e fofo: espremas ainda quentes, por isto,cozinhe-as sem cascas. Um pouco de leite em pó deixará seu purê leve como suflê.

68 - Para dar sabor especial ao peixe, deixe-o mergulhado no leite antes de fritar.

69 - Se voce não tem paciência e nem tempo de descascar o alho toda vez que preparar a comida, pegue uma quantidade de alho que você usará na semana toda e descasque-os e esprema em um vidro, cubra com óleo e guarde na geladeira. Pode ser guardado durante uma semana.

70 - Para reduzir o cheiro de peixe no ar, ponha suco de limão no óleo em que vai fritar o peixe. Isso diminuirá a fumaça e o cheiro.

71 - Para tirar o amargo da berinjela, deixe-a de molho na água comum com um pouco de sal e vinagre por meia hora.

72 - Excesso de sal na comida? Coloque batatas cruas no feijão ou em outro cozido. Elas retiram o excesso de sal.

73 - Bifes mais dourados. Ponha uma pitada de açúcar no óleo de fritura. Os bifes ficarão dourados.

74 - O arroz queimou? Se você puser uma cebola cortada ao meio na panela desaparece o cheiro de queimado.

75 - Frite os bifes na margarina, em vez de óleo. Eles não encolherão e ficarão bem mais macios.

76 - Descasque o alho com facilidade, levando-o ao microondas por 10 segundos num recipiente com um pouco de água.

77 - Para que as tiras de bacon não enrolem na hora de fritar, deixe-as antes de molho em um pouco de água. Seque e só depois frite. Outra opção seria furar as tiras com um garfo e leve-as ao óleo ainda frio.

78 - Utensílios de isopor: Para limpá-los, lave com água e bicarbonato de sódio e não use sabão.

79 - Utilize sacos plásticos para guardar alhos, pois assim eles se conservam melhor.

80 - Para guardar os ovos coloque-os com a parte mais pontuda para baixo, nesta posição eles duram mais.

81 - Para amaciar o frango, coloque uma pitada de fermento em pó no tempero.

82 - Gelatina: use leite no lugar de água. Atenção: não prepare com sabores de frutas cítricas, pois vai talhar (azedar).

83 - Se você quiser que o peixe congelado fique com sabor de peixe fresco, descongele-o diretamente no leite.

84 - Para evitar que o açúcar fique empedrado, coloque dentro do recipiente algumas bolachas salgadas.

85 - Quando a tábua de carne ficar com cheiro de alho, cebola, peixe etc, esfregue-a com um pedaço de limão, ou bicarbonato, enxaguando em seguida.

86 - Para apagar a churrasqueira, jogue sobre as brasas um punhado de sal.

87 - Se quando comprar um sapato de couro e ele for muito duro, experimente passar azeite nele.

88 - Para que a couve-flor não escureça durante o cozimento, ponha na água meia xícara de leite.

89 - Para absorver a umidade, misture ao sal do saleiro alguns grão de arroz ou feijão.

90 - Se guardar na geladeira metade da cebola, evite que ela resseque passando sobre o corte um pouco de manteiga.

91 - Se tiver um espaço sobrando na gaveta da geladeira, saiba que é um ótimo lugar para guardar o feijão, desde que ele esteja dentro de um saco plástico bem fechado.

92 - As folhas de alface conservarão como novas na geladeira se você colocar perto delas, um limão partido (cortado ao meio).

93 - Para fazer um delicioso purê de batatas, esprema as batatas ainda quentes e cozinhe-as já descascadas. Pouco antes de servir misture delicadamente uma clara batida em neve.

94 - Ao cozinhar as verduras, coloque uma colherinha de açúcar. Ajuda a manter a cor e o sabor das verduras. Evite usar o bicarbonato, porque ele elimina as vitaminas.

95 - Evite que a couve-flor escureça durante o cozimento. Coloque na água uma colher de sopa de leite e deixe a panela sem tampa.

96 - Ao fritar peixe, coloque um ramo de salsa no óleo da frigideira. Ele ficará mais gostoso e cheiroso.

97 - Faça um tempero caseiro: Você precisará de 2 maços de cheiro-verde, 6 dentes de alho e ½ kg de sal. Misture tudo no liquidificador e bata por alguns segundos. Coloque em um vidro esterilizado e totalmente seco. Creio que ficará parecido com aquele sal temperado que encontramos nos mercados.

98 - As garrafas de café ficarão sem odor ou cheiro, se colocar dentro delas, por mais ou menos 10 minutos, uma solução de água quente e sal. Depois é só enxaguar.

99 - O abacaxi é indicado como a melhor sobremesa para churrascos. A fruta contém uma substância digestiva chamada bromelina que facilita o processamento da carne pelo estômago.

100 - Para limpar verduras, mergulhe-as em água com um pouco de sal e vinagre. Os bichinhos subirão à superfície da água, possibilitando que sejam catados e jogados fora.

101 - A maçã é uma fruta que tem tudo a ver com a culinária. Ela é um excelente acompanhamento para assados. Além disso, a casca serve para fazer chás e pode ser acrescentada ao mate gelado para realçar o sabor. Inclusive, o chá é indicado para inflamações na bexiga. Mas lembre-se, para que a maçã descascada ou cortada não escureça, deixe de molho em água salgada.

102 - Na hora de fazer uma lasanha, você pode utilizar um procedimento simples para deixar a massa mais saborosa. Em primeiro lugar, evite o cozimento da massa antes de ir ao forno. Basta colocar a massa de molho em uma bacia de leite frio de um dia para o outro. Depois do molho é só montar o prato e levá-lo ao forno. Não deixe de colocar leite suficiente para cobrir toda a massa, pois parte do líquido é absorvido pela massa, deixando-a mais gostosa e fofinha.

103 - Às vezes, ao fazer uma salada, a aparência e consistência dos tomates é muito flácida. Basta cortar os tomates no sentido vertical para eles ficarem mais firmes.

104 - Bifes de fígados macios: Para que os bifes de fígado fiquem macios, acrescente um pouquinho de leite ao temperar.

105 - Para limpar a geladeira faça uma solução de 1 litro de água morna e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Retire os alimentos da geladeira, deixe descongelar, molhe um pano limpo nesta solução e passe em todas as gavetas, prateleiras, inclusive no congelador.

106 - Para dar um sabor especial a qualquer prato com batatas cozidas, coloque na água de cozimento alguns cravos da índia.

107 - E para manter a geladeira sempre cheirando bem, molhe um chumaço de algodão em baunilha e deixe-o dentro da geladeira. Troque sempre que for necessário.

108 - Como limpar o tampo de inox do fogão? Não há nada melhor para limpar as peças em inox que esfregá-las com bicarbonato de sódio umedecido com um pouquinho de vinagre de maçã.

109 - Dica nutritiva: em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia , farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente.

110 - Pó de café mantém o sabor por mais tempo se for guardado num recipiente bem fechado, dentro da geladeira.

111 - Nunca guarde condimentos perto do fogão, pois eles perderão a cores e o sabor. Para que os condimentos continuem sempre frescos, guarde na geladeira.

112 - Para tirar cheiro de alho e cebola das mãos, guarde sempre na geladeira um pouco de pó de café usado. Ele é excelente.

113 - Para o arroz ficar mais solto e saboroso: Pingue algumas gotasde limão deitadas no arroz, enquanto está sendo cozido.

114 - Para que o feijão fique mais saboroso: junte, no momento de levar ao fogo, um nabo pequeno e uma folha de louro amarrada com raminhos de salsa e cebolinha verde. Para os que preferem alimentos mais fortes, pimenta-do-reino moída na hora é um tempero que vai muito bem com feijão.

115 - Dê um toque especial ao café. Acrescente pau de canela. Desta forma o café ganha um sabor e um aroma verdadeiramente diferente e saboroso.

116 - Para amaciar uma peça de carne deixe-a por algumas horas numa mistura de azeite e vinagre.

117 - Para retirar mais facilmente a pele da beterraba, retire-a da água fervente e mergulhe imediatamente num recipiente com água fria.

118 - Se você não tem pedra de afiar ou afiador, use a base de uma caneca de cerâmica. Passe a faca com firmeza e cuidado. Repita o movimento várias vezes na mesma direção.

119 - As claras dos ovos muitas vezes são desperdiçadas quando precisamos só da gema. Para não jogá-las fora e conservá-las por mais tempo, coloque cada clara em um recipiente individual das fôrmas de gelo, depois cubra a fôrma de gelo com um plástico aderente. Assim as claras vão durar muito mais.

120 - Para descascar os ovos cozidos mais facilmente, tire-os da água quente e coloque-os imediatamente na água fria. Quebre então as cascas e role os ovos entre as mãos começando pela parte mais larga, até soltar toda a casca.

121 - O segredo para os tomates amadurecerem com um colorido mais rico e com a polpa mais saborosa e suculenta é deixá-los no escuro. Os tomates, quando deixados à luz solar, ficam esbranquiçados e massudos. Por isso, é aconselhável colocá-los dentro de um armário embrulhados em um papel grosso até amadurecerem. Quando estiverem maduros,conserve-os em geladeira, retirando-os só na hora de usar.


(Recebido por e-mail)

2 comentários:

Sammyra Santana disse...

Adorei essas dicas, de verdade!
Vão ser uteis pra mim! =)
Beijooo

Andressa disse...

Nossa quantas dicas úteis!!! Amei ... e isso é a cara do meu blog heim!! rrsrsr quem sabe não pego emprestado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails