quarta-feira, 13 de maio de 2009

Arte das bactérias na Grand Prismatic Spring, nos Estados Unidos

Essa profusão de cores da Fonte Termal Grand Prismatic, nos Estados Unidos, é obra das bactérias que vivem no lugar. Os pigmentos das bactérias são responsáveis por acrescentar muito mais beleza à essa piscina “arco-íris”.

A Prismatic é a maior fonte de água quente dos EUA e a terceira maior do mundo. A cada minuto, jorram dois mil litros de água a 71ºC. Por causa de todo esse calor, o centro da fonte é estéril, daí a cor azul (nenhum organismo consegue sobreviver por lá). O diâmetro fica entre 75 e 91 metros, e a profundidade chega a 49 metros.

As bactérias pigmentadas crescem ao redor das margens da fonte, já que sua água é rica em minerais. A variação entre as cores verde e alaranjado depende se os microorganismos possuem mais clorofila ou carotenóides, respectivamente.

O azul intenso da água no centro da piscina resulta da absorção da luz. Apesar desse efeito tornar todos os grandes corpos de água azuis, é particularmente intenso na Fonte Grand Prismatic por causa da alta pureza da água e da profundidade no centro da fonte.

Com informações da: WikiPédia


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails