quarta-feira, 13 de maio de 2009

Maravilhas da natureza - Uyuni, onde o horizonte alcança o céu.

A maior planície salgada do mundo, a salina de Uyuni com 10.582 km², está situada entre a cidade mais alta do mundo, Potosi, e Oruro no sudoeste da Bolívia a 3.650 metros acima do nível do mar. Quando está coberta de água a sensação é a de ver todas as montanhas e nuvens refletidas no planalto e não há como dizer se elas estão longe ou onde começa o céu ou termina a terra.

A salina é composta por aproximadamente 11 camadas com espessuras que variam entre 2 e 10 metros, sendo a mais externa de 10 metros. A profundidade total é estimada em 120 metros e é composta de uma mistura de salmoura e barro lacustre. a salina de Uyuni é também uma das maiores reservas de lítio do mundo, além de conter importantes quantidades de potássio, boro e magnésio.

Devido ao seu tamanho, superfície plana, alta refletividade quando está coberta de água e o mínimo desvio em sua elevação, a salina tornou-se um alvo ideal para ensaios e calibração de instrumentos de sensoriamento remoto que são colocados em órbita terrestre para estudos do planeta Terra.



http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=5200

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails