segunda-feira, 1 de junho de 2009

Através da Vidraça


Marilena Gomes Ribeiro

São tênues os fios de luz
que atravessam a vidraça.
Olho a madrugada
e vejo a vida
tentando renascer,
rompendo a noite
nas brumas de um tempo morto.
Sou prisioneira de mim
quando procuro
uma verdade longínqua
entre a névoa da minha insensatez
e a claridade que me surpreende
a cada amanhecer.
Quero sepultar os medos
e as incoerências
nesse solo frio
da minha incredulidade.
O amanhã se faz presente
em cada esperança.
O ontem é uma paisagem desértica
nas pegadas do passado.
Como reverter toda essa angústia,
todo esse estigma
que aniquila minha emoção
e deixa vestígios de um silêncio
efêmero e sutil?
Como debelar essa saudade
que me sufoca
submergindo lembranças
num mar de desespero?
Olho a franja larga das ondas
sobre a areia
e busco a minha paz
no inconformado
e estranho personagem
de ficções e mentiras
que habita meus sonhos.
Encontro em mim, apenas
essa sombra escondida, medrosa,
que espreita o mundo
através da vidraça.

Marilena Gomes Ribeiro
1º Lugar no Concurso de Poesias do SESC (1996)


Marilena Gomes Ribeiro nasceu em 21 de maio na cidade de Niterói – RJ onde reside até a presente data. Fez seu curso primário em regime de internato no Ginásio Batista Brasileiro, na Tijuca-RJ. Aos dez anos de idade, ainda em regime de internato transferiu-se para o Colégio São Vicente de Paulo, em Niterói, onde cursou o ginasial, vindo a formar-se no Colégio Santa Bernadette também nesta cidade. O Curso Normal foi feito na Escola Normal Bittencourt Silva, ainda em Niterói, onde formou-se em 1960.
Em 1999, Marilena Gomes Ribeiro foi reeleita para o seu terceiro mandato como Presidente da ANE. Recebeu também nesse ano o título de "Mulher Niterói-98" pelo dia Internacional da Mulher, a Medalha Legislativa José Cândido de Carvalho como reconhecimento à sua participação no engrandecimento sócio cultural da Cidade de Niterói, e Moção de Congratulações concedida pela Câmara Municipal de Niterói, por deferência especial do seu 2º Vice-Presidente, Vereador Fernando Nery de Sá.

Em 28 de maio de 2002 recebeu da Academia de Letras e Artes de Paranapuan, Diploma e Medalha de Mérito Cultural "Acadêmico Austregésilo de Athayde" que distingue pessoas que ao longo dos anos colaboram em prol do crescimento da Academia, com aproximação e confraternização de autoridades e personalidades nacionais pelo engrandecimento da Cultura Nacional. Esta medalha de mérito foi conferida na gestão da Presidente Eliane Mariath Dantas.

Também ao final de cada ano, a Associação Niteroiense de Escritores edita a sua Agenda Poética ANE divulgando o trabalho dos poetas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails