terça-feira, 16 de outubro de 2012

Felix Baumgartner ultrapassou barreira do som


Svetlana Andreeva -16.10.2012, 13:58
O paraquedista austríaco Felix Baumgartner tornou-se o primeiro homem a saltar em queda livre a mais de 38 quilómetros de altitude, ultrapassando a velocidade do som. O voo durou cerca de dez minutos.
A velocidade máxima de queda livre atingiu 1342 km por hora. Sob aplausos, o atleta pousou em solo americano, num deserto em Novo México.

Felix Baumgartner não apenas ultrapassou a barreira do som, mas bateu também mais três recordes mundiais: o mais alto voo em balão tripulado, o salto de altitude máxima e a mais rápida queda livre.

Após o pouso, questionado qual era a sensação de superar a velocidade do som, Felix respondeu não ter alguma ideia sobre isso, porque os seus pensamentos estavam concentrados em outras coisas:

“Quando estive lá, em cima do mundo, não pensei em ambições, em grandes recordes, em obtenção de dados científicos. A única coisa que me preocupava era regressar vivo à casa”.

Os saltos das camadas superiores da estratosfera são também designados saltos do espaço próximo. Apesar de uma preparação minuciosa para eles e do bom equipamento de hoje, são considerados muito perigosos. O paraquedista encontra-se uma parte do voo num meio ambiente perigoso, num frio tremendo da estratosfera e num calor produzido por causa de atrito do escafandro com o ar, diz Ernst Kaliazin, professor da cátedra Sistemas Espaciais e Construção de Foguetes do Instituto de Aviação de Moscou:

“Ali não há praticamente atmosfera. A densidade da atmosfera é aproximadamente em 100 vezes ou, talvez, muito mais inferior à densidade ao nível da superfície terrestre. Caindo desta altitude, um homem ganha em 35-40 segundos uma velocidade de 330 metros por segundo”.

O atleta austríaco não é o primeiro a saltar da estratosfera. Antes dele, o recorde do mundo de salto em queda livre pertencia a Joe Kittinger, um antigo militar da força aérea norte-americana que em 1960 saltou a 33,3 quilômetros de altitude. Na União Soviética, também houve tentativas de conquistar a estratosfera. Em 1962, o piloto Evgueni Andreev saltou a 25 quilômetros de altitude. O recorde feminino de salto da estratosfera pertence desde 1977 a Elvira Fomitcheva de Moscou: quase 15 quilômetros de queda livre.

Contudo, se os saltos da estratosfera não são uma novidade, a superação da barreira do som pelo homem aconteceu pela primeira vez, embora Felix Baumgartner não tenha conseguido ultrapassar o recorde de salto em queda livre de Joe Kittinger.

Por outro lado, os saltos da estratosfera não são apenas uma corrida aos recordes. Os cientistas consideram que os resultados de tais experiências são importantes não apenas para os seus executores. Os médicos, por exemplo, obtêm dados sobre o comportamento do organismo humano em condições da estratosfera, enquanto os construtores de aparelhos espaciais se aproximam mais perto do desenvolvimento de sistemas eficazes de salvamento.

Fotos: EPA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails