terça-feira, 14 de maio de 2013

Entenda por que devemos começar a comer insetos




Já imaginou estas larvas gigantes no seu prato? Saiba que elas são essenciais para o futuro da alimentação. Em algumas décadas, carne será uma iguaria de luxo. Segundo a ONU, o pedaço de terra destinado à criação de animais precisará crescer em 70% para alimentar a população do planeta em 2050, de nove bilhões de pessoas.
Bruno Marçal


Insetos são mais nutritivos do que outras carnes. Enquanto a carne de boi é composta por apenas 28% de proteína, as baratas mostradas nesta imagem chegam a ter 44%. 'Insetos também são ricos em vitaminas, principalmente a B, e minerais, como ferro e cálcio', enumera Marcel Dicke, professor de entomologia da Universidade de Wageningen, na Holanda.
Bruno Marçal


Além de mais nutritivos do que outros tipos de carne, é mais barato criar insetos do que gado. 'Por terem sangue frio, eles precisam de menos comida', explica Lynn Kimsey, professora de entomologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, 'e essa ração é mais simples e barata de produzir'.
Bruno Marçal


Os bichinhos ocupam menos espaço do que os outros animais que estamos acostumados a ver em pastos. E, no final do processo, são mais bem aproveitados. Afinal, muitas partes do boi não são consumidas - pense em pés, dentes, ossos e pele. Enquanto isso você pode mandar uma larva numa mordida, de uma vez só.
Bruno Marçal


Mesmo com a pouca quantidade de insetos que pode ser consumida por humanos (são apenas 1 600 tipos comestíveis entre 1,5 milhão de espécies catalogadas), o ritmo frenético com que eles se reproduzem transforma sua carne numa fonte de comida abundante.
Bruno Marçal


As larvas deste macarrão cresceram protegidas da sujeira, comendo ração em fazendas especializadas na criação de insetos. Segundo Gilberto Schickler, um dos responsáveis por este gado meio diferente, nenhum animal é sujo por natureza. 'Tudo depende do jeito que você cria. Porcos, por exemplo, podem crescer em granjas ou em lixões.'
Luiz Romero


Schickler trabalha na Nutrinsecta, que forneceu os bichos mostrados nestas imagens. Com planos de produzir insetos para consumo humano, a empresa de Minas Gerais foi a primeira do Brasil a consultar o Ministério da Agricultura sobre o assunto. Agora, planejam abrir um restaurante na região para divulgar a iguaria.
Bruno Marçal


Preparado pela culinarista Silvia Marques a partir de uma receita criada pelo chef Rossano Linassi, este prato de omelete de baratas é bem saboroso, com um gosto amadeirado. Mas, apesar de gostosas, você simplesmente não consegue esquecer que está comendo baratas.
Bruno Marçal


As baratas deste omelete ficam bem visíveis, mas não precisa ser sempre assim. Elas podem ser trituradas e transformadas em pó antes de serem misturadas à comida. Isso faz com que todos os nutrientes do inseto fiquem escondidos no alimento. A ONU defende que farinhas deste tipo sejam usadas para reforçar os alimentos distribuídos a povos que sofrem com a falta de comida.
Bruno Marçal


Não conseguiria superar o nojo? Saiba que ele pode ser domesticado. Tanto que existem provas de gente capaz de comer insetos espalhadas pelo mundo todo. Dos índios brasileiros, que adoram formigas, aos glutões japoneses, viciados em gafanhotos, passando por povos do México e aborígenes da Austrália.
Bruno Marçal

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails