quinta-feira, 28 de maio de 2009

ARTE E POEMA DE AMNERIS C. HARTLEY

"Dreaming of Flowers"

Dar
Se de tudo quando eu dei
Em mim menos pensei
Só agora vejo o quanto
De errar, errei
Pois pensando tanto noutros
De mim própria me esqueci
E se tanto eu fiz
Se ninguém a me pedir
Que culpa têm aqueles
Aos quais eu servi
E de escrava sempre me ofereci.

Agora choro arrependida
Pensando que eu dei a quem não merecia,
Quanto engano de quem se vê ferida
Pois fui eu mesma que oferecia.
E se de tudo que eu dei e não devia dar
Foi muito mais do que eu possuía
Insensatez dentro de mim buscar
O que era sonho ou mesmo fantasia.

E em realidade ou que é bem verdade
Damos para nos recompensar
De um íntimo prazer que se tem ao dar
Bem diferente do que nos é pedido
Ou mesmo um prêmio por tê-lo merecido.

Damos, talvez, por termos almas pequenas
E ao fim cobrarmos preços a tão duras penas,
A quem tanto de nós tudo recebeu
E sem nunca nos haver pedido,
Até de agradecer se esqueceu.


"Wild Flowers"

CONSIDERAÇÕES

Para se amar,
Nem é preciso falar.
Para se fazer ouvir,
Não é preciso gritar.
Para se dar alegria,
Basta um riso, num bom dia.
Para entender a verdade,
Deixa de ter vaidade.
Para fazer um favor,
Seja mais que um doador.
Para bem avaliar
Pare um pouco, pra pensar.
Para aprender a viver
Aprende primeiro a sofrer.

Extraído do livro Desnudando a Alma (Sentimentos, Emoções, Vivências-págs.23 e 66) de Amneris.C.Hartley-Editora José Olympo.


"Human Buterfly"


Amneris Carvalho Hartley

Criei-me em Salvador, Bahia, Brasil desde um ano de idade e tornei-me baiana de coração, lá residindo até 1971. Mudei-me para o Rio de Janeiro onde me formei em Direito. Publiquei dois livros de poesia, um pela Editora José Olimpio "DESNUDANDO A ALMA" e outro "REFLEXOS DO TEMPO" pela Presença Editora. Aprecio todo tipo de manifestação artística tendo por preferência as Artes Plásticas e a música clássica sem desprezar a boa música popular brasileira, o cinema e o teatro. Dedico-me à pintura como autodidata desde década de 80 e a minha preferência é pela figura humana. Nos rostos e formas femininas projeto a minha própria alma que anda sempre em busca da beleza. Nos olhos de cada figura ponho a luz da mansidão e do mistério que creio existirem nos olhos azuis ou verdes das pessoas. Da mesma forma que crio figuras profanas, seminuas e sensuais, gosto da pintura sacra, principalmente dos anjos os quais crio nitidamente femininos, em atitudes humanas, sujeitos a tentações, enfim, modernos, de acordo com a nossa época e fugindo da velha estória de que anjos são assexuados, o que é um mito, pois sempre vi anjos masculinos, até mesmo os anjinhos crianças. Nunca vi um anjo com seios e nome de mulher como alguns dos meus.

"Rosas na noite"

Curso Desenhando com o Lado Direito do Cérebro e Pintura em Aquarela, pastel, óleo, crayon, de cor, técnicas avulsas no SESC com a Artista Plástica Lidia Peychaux. Pintura a óleo- Acadêmica com o Artista Plástico, A. Castelo Branco. Pintura Moderna - Técnica de aquarela, óleo e acrílico com o Artista Plásticos Sebastião Rodrigues. Aulas de Desenho, composição, pintura a óleo e acrílico com modelos vivos na Art Studcnt League - New York - Desenho- Anatomia da Figura humana com o Prof. Leonardo Sanches.

http://www.artcanal.com.br/amnerishartley/pag-base.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails